Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços

CNC: apesar da inflação, varejo pode crescer 4,9% em 2021

Shopping no centro de Brasília tem movimento intenso no último fim de semana antes do Natal

Resultado de julho levou a entidade a revisar a previsão de crescimento

O volume de vendas no varejo cresceu 1,2% em julho, na comparação com o mês anterior, de acordo com divulgação de hoje (10/09) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio acima da expectativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o que levou a entidade a revisar a previsão de crescimento para o ano de 4,5% para 4,9%.

“É um setor que não se abala, mostra força e tem conseguido se desenvolver mesmo em períodos de crise. Mas é importante mantermos atenção e equilíbrio diante dos altos preços, como temos sinalizado, o que impacta o comércio diretamente. A composição da inflação afeta ainda o orçamento das famílias pela concentração das altas nas tarifas”, lembra o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

Após subir 0,53% em junho, os preços apurados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) aceleraram +0,96% no mês seguinte – maior taxa para meses de maio em 25 anos. Em agosto, nova alta (+0,87%) – maior avanço para meses de agosto desde 2000. Além disso, os preços administrados acumulam alta de 13,7% nos 12 meses encerrados em agosto, já contaminando o reajuste médio dos preços livres (+8,3%).

Receba nossas newsletters