Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Serviços

Copacabana conta com Plano Operacional Integrado de Segurança Turística

Quiosques-Rio-orla-rio-divulgação-1024x708

Objetivo do plano é reduzir o número de crimes na região

As primeiras ações do Plano Operacional Integrado do Conselho Estadual de Segurança Turística foram colocadas em prática nesta quinta-feira (11), na orla de Copacabana, Zona Sul carioca. O objetivo é reduzir o número de crimes na região e garantir o ordenamento urbano em parceria com a Prefeitura do Rio.

Organizado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ), a operação tem a finalidade de melhorar a experiência dos visitantes na praia, calçadão e em toda a extensão da Avenida Atlântica.

“Esse plano é um esforço conjunto de diversas secretarias e órgãos do Governo do Estado do Rio, prefeitura e entidades privadas. A integração, que passa por construção de projetos, diálogos e troca de informações, vai dar um maior apoio para a experiência turística na região”, disse o secretário estadual de Turismo, Sávio Neves.

A supervisão do plano será feita por unidades de segurança especializadas em turismo do estado, como a Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat), da Polícia Civil, e o Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur), da Polícia Militar. Também integram a iniciativa agentes do Programa Copacabana Presente, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Orla Rio e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RJ).

“O início da operação, hoje, nasce da necessidade de aprimorar processos de atuação articulada envolvendo as instituições que participam ou apoiam a segurança turística”, disse o comandante do BPTur, tenente-coronel Robson Cardeal.

A delegada titular da Deat, Patrícia Alemany, afirmou, por sua vez, que “Copacabana é a praia que mais atrai turistas no Brasil. O plano servirá de norte para possíveis expansões e de parâmetro de avaliação do nosso trabalho”.

Também estão envolvidos no plano: secretarias municipais do Rio de Turismo, de Ordem Pública e de Assistência Social; Fecomércio; Sindrio, Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (Abav-RJ); Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo (Abrajet-RJ); Apresenta Rio; Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais (ABOTTC); e HotéisRio.

 

Receba nossas newsletters