Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Serviços

Curitiba terá Wi-Fi grátis para turistas no segundo semestre

Jardim Botânico,um dos cartões postais de Curitiba

Jardim Botânico,um dos cartões postais de Curitiba

Curitiba passará a oferecer a moradores e turistas Wi-Fi gratuito de acesso público em 254 locais da cidade. A novidade deve começar a operar no início do segundo semestre na capital paranaense. Os locais escolhidos para receber a rede gratuita são as que têm grande fluxo de pessoas e com apelo turístico, como terminais, Ruas da Cidadania, Mercado Municipal, Faróis do Saber e da Inovação, Liceus do Ofício, Centro Histórico, Feira do Largo da Ordem, estabelecimentos de saúde e a área de atendimento do Palácio Solar 29 de Março, sede da Prefeitura, no Centro Cívico.

O Wi-Fi Curitiba integra o Vale do Pinhão, movimento de inovação comandado pela Prefeitura em busca de soluções para diversas áreas e vai facilitar o acesso aos serviços públicos já oferecidos pela internet. “Os cidadãos inteligentes e conectados terão a senha da sua cidadania digital”, salienta Rafael Greca, prefeito de Curitiba, que espera expandir para mais pontos de acesso futuramente. “O objetivo é a inclusão digital, o acesso à internet de qualidade”, complementou o secretário de Administração e de Gestão de Pessoal, Alexandre Jarshel de Oliveira.

Segundo Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo, a novidade é mais um atrativo que a cidade passa a oferecer. “O Wi-Fi gratuito vai proporcionar mais conforto e interatividade para os turistas que visitarem a nossa cidade”, conclui. A implantação de toda a estrutura será feita pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), sem custos para a Prefeitura de Curitiba. Desde 2019, o Instituto tem um contrato de gestão com a Prefeitura.

A implantação do wi-fi público foi o projeto escolhido pela Comissão de Avaliação do Contrato de Gestão, da qual participam diversas secretarias e órgãos municipais. Este comitê elegeu o Wi-Fi Curitiba como projeto de responsabilidade social relativo ao contrato.

Para ter acesso ao Wi-Fi Curitiba, é necessário fazer uma autenticação no Passaporte Curitiba, que gerencia todas as redes sem fio de internet pública gratuita, de acordo com o marco regulatório da internet. O usuário utilizará o mesmo login e senha onde quer que esteja, sem burocracia. Para se cadastrar, basta acessar o portal (https://passaporte.ici.curitiba.org.br/).

Receba nossas newsletters