Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política / Serviços / Turismo em Dados

Cursos de qualificação do MTur já capacitaram mais de 40 mil profissionais

mtur sede ministério turismo roberto castro

Os dados, compilados até outubro deste ano, incluem iniciativas a exemplo do curso online de Atendimento ao Turista (Roberto Castro/MTur)

Desde 2019, exatas 40.077 pessoas já se formaram em capacitações profissionais oferecidas gratuitamente pelo Ministério do Turismo para aprimorar serviços no setor. Os dados, compilados até outubro deste ano, incluem iniciativas a exemplo do curso online de Atendimento ao Turista, promovido a partir da plataforma Brasil Braços Abertos (BBA), e destinado a estudantes e trabalhadores com mais de 15 anos de idade que já atuam ou pretendem operar no ramo.

O balanço de qualificações no âmbito do órgão do governo federal também engloba o curso Gestor de Turismo, disponibilizado digitalmente por meio da Plataforma de Engajamento e Aprendizagem (PEA). A capacitação tem como público-alvo preferencial gestores públicos e privados do segmento, além de outros cidadãos e profissionais com mais de 18 anos de idade interessados em desempenhar funções relacionadas ao desenvolvimento do ramo.

“Em 2019, havia quatro cursos de qualificação oferecidos pelo MTur, número que saltou para 100 neste ano. Especialmente a partir da retomada do setor, é essencial termos profissionais capacitados para atender visitantes com excelência. A capacitação, aliada ao gigantesco potencial dos nossos variados atrativos, certamente fará a diferença na consolidação do Brasil como um destino global de turistas”, aponta.

As capacitações incluíram, ainda, o curso de Agente de Informações Turísticas, realizado em parceria junto ao Instituto Federal do Ceará (IFCE) e que abordou o estudo de atrativos culturais e naturais do país. Outra qualificação desenvolvida foi o curso “Libras para atendimento ao público”, organizado conjuntamente com o Instituto de Educação de Rondônia (IERO-Acelibras) e voltado a profissionais e estudantes que atuam ou planejam operar no setor.

Em parceria com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), o MTur também promoveu cursos online e gratuitos de inglês e espanhol aplicados ao turismo, destinados a profissionais de hospedagem, transporte e restaurantes, entre outros, além de estudantes. As qualificações tiveram apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Federação Nacional dos Guias de Turismo e do Conselho Municipal de Turismo de Alto Paraíso (GO).

Receba nossas newsletters