Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Serviços

Dólar deve alavancar turismo de verão no Brasil, afirma FBHA

Alexandre Sampaio, presidente da FBHA

Alexandre Sampaio, presidente da FBHA

No Brasil, assim como em outros países tropicais, a grande aposta do trade turístico é o período de verão. De dezembro a março, período que coincide com as férias escolares, o movimento chega a dobrar em grande parte do país, elevando os investimentos do setor produtivo para oferecer destinos cada vez mais atrativos.

Na última quarta-feira (8), com a conjuntura geopolítica atual, o dólar sofreu a primeira queda do ano, sendo negociado ao valor de R$ 4,05. Apesar da redução da moeda, as viagens ao exterior ainda pesam no bolso do brasileiro, que, por sua vez, opta por destinos nacionais como alternativa para aproveitar o verão.

“Sabemos que o dólar contribuiu para as pessoas viajarem mais pelo Brasil este ano. Além disso, as notícias difundidas de que o problema do óleo nas praias brasileiras já foi sanado desvaneceu as perspectivas de restrição para o acesso a estas regiões. É válido ressaltar que o incremento para o verão também pode ser notado pelo aumento de ofertas de voos nacionais. A junção destes fatores potencializa o crescimento do nosso setor”, explica Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA).

De acordo com o Ministério do Turismo (MTur), em outubro do ano passado os empresários hoteleiros do país já enxergavam grandes potenciais para temporada de verão 2020. No Centro-Oeste, 65% do setor produtivo hoteleiro pretendem investir em seus meios de hospedagem para os próximos meses. No Norte, o percentual atinge 85,7%, enquanto o Nordeste apresenta 63,2% de interesse dos empresários. Já no Sul e no Sudeste, a aposta dessa melhoria é de 70,2% e 63,1%, respectivamente.

“Com o investimento no setor, conseguiremos oferecer um serviço melhor para os turistas. A expectativa é de que, juntamente com as melhorias, os atrativos dos estados brasileiros potencializem as viagens no nosso país, o que aumentará o faturamento, a demanda de serviços e a geração de empregos voltados ao Turismo. Isso é extremamente positivo para as regiões”, complementa Sampaio.

A preferência para as viagens durante esta época, ainda de acordo com o Ministério do Turismo, varia de acordo com as regiões brasileiras. Enquanto os turistas do Sul tendem a se deslocar para o Nordeste, por exemplo, os turistas do Sudeste buscam, predominantemente, os atrativos gaúchos e baianos. “Essa rotatividade dos estados é fundamental para que todas as localidades possam crescer em conjunto, auxiliando o enriquecimento do país como um todo”, defente o presidente da FBHA.

Receba nossas newsletters