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Dutra e Rio-Santos: Brasil inicia a maior concessão de sua história

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Serão gerados quase 220 mil empregos com a nova concessão da Dutra/Rio-Santos (Ricardo Botelho/MInfra)

Duas das vias mais importantes do Brasil, ligando os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, passaram a contar com o maior contrato de concessão rodoviária da história. O Governo Federal repassou oficialmente à iniciativa privada a gestão conjunta das estradas, em cerimônia nesta sexta-feira (4), em São José dos Campos (SP), com as presenças do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Com isso, pelos próximos 30 anos, as rodovias Presidente Dutra e Rio-Santos serão administradas pelo Grupo CCR, que venceu leilão promovido pela Infraestrutura em outubro de 2021. O pacote de investimentos privados a serem alocados nas duas rodovias soma R$ 14,8 bilhões e o de serviços operacionais R$ 10,8 bilhões. O contrato contempla ainda uma redução tarifária imediata para automóveis e caminhões, além de não cobrar pedágio para motociclistas.

Pelos próximos 30 anos, as rodovias Presidente Dutra e Rio-Santos serão administradas pelo Grupo CCR, que venceu leilão promovido pela Infraestrutura em outubro de 2021. O pacote de investimentos a serem alocados nas duas rodovias soma R$ 14,8 bilhões e o de serviços operacionais R$ 10,8 bilhões

Segundo o Ministério da Infraestrutura, a meta é dotar as duas estradas federais de toda a infraestrutura necessária para proporcionar maior segurança, suportando o tráfego intenso de veículos de passeio e de carga que transportam mais da metade de toda a riqueza produzida no país pelas duas rodovias. “Aqui, vamos gerar emprego e renda. Veremos o investimento em infraestrutura como força motriz, impulsionando o desenvolvimento econômico”, afirmou Tarcísio.

Investimentos

Monitoramento completo da Dutra com câmeras automáticas para identificação de incidentes; passagem de veículos sem necessidade de parada em pontos de pedágio, em Guarulhos/SP; desconto na tarifa para aqueles usuários frequentes das rodovias; adoção de metodologia para reduzir acidentes em estradas; e emissão zero de carbono estão entre as inovações que serão implantadas pela concessionária ao longo das próximas três décadas.

Compõem a lista de melhorias 590 quilômetros de faixas adicionais, sendo 557 quilômetros só na Dutra; 128 passarelas; 144 quilômetros de vias marginais; 144 dispositivos e interseções novos e remodelados; 535 pontos de ônibus; quatro áreas de descanso para caminhoneiros, três na Dutra e uma na Rio-Santos; e 59 corredores para passagens de animais.

Fluidez em Guarulhos

As intervenções em São Paulo serão de R$ 7,4 bilhões do total de investimentos previstos no contrato, sendo R$ 3,9 bilhões apenas para a ampliação de capacidade das rodovias. Na região metropolitana de São Paulo serão alocados R$ 1,4 bilhão para transformar o trânsito e facilitar o acesso ao Aeroporto de Guarulhos.

Espera-se que as melhorias reduzam o tempo de viagem entre o aeroporto internacional de São Paulo e a capital do estado, que hoje é de 37 minutos na via marginal, para 22 minutos; na via expressa, a estimativa é que o deslocamento dure somente 14 minutos.

Para isso, estão previstos 366 quilômetros de 3ª e 4ª faixas; 10 quilômetros de novas marginais; seis novas alças de acesso às rodovias Helio Smith e Fernão Dias; bem como à Ponte do Tatuapé; e 12,6 quilômetros de faixa reversível. Também estão programados mais de 100 quilômetros de vias marginais junto aos municípios ao longo da Dutra.

Transformação na Serra das Araras

No Rio, serão aplicados R$ 7,5 bilhões do total previsto para os 30 anos de contrato – R$ 4,6 bilhões só em aplicação da capacidade das duas rodovias. Devem ser executados 203 quilômetros de 3ª e 4ª faixas, 26 quilômetros de faixas adicionais para ultrapassagem e 80 quilômetros de duplicações na BR-101, entre a cidade do Rio de Janeiro e Agra dos Reis.

A Serra das Araras (RJ) receberá atenção especial na nova concessão. Para ampliar a capacidade do trecho, tornando-o mais seguro, está previsto investimento de R$ 1,2 bilhão 6 16 quilômetros de novas pistas duplicadas.

Os recursos serão aplicados na construção de uma nova pista para a subida da serra e a adequação da pista atual, tornando-a exclusiva para a descida dos veículos. Ambas as vias terão quatro faixas de rolamento por sentido. Haverá ainda a implantação de um túnel com 400 metros de extensão e de duas áreas de escape ao longo da nova pista, além de outras obras de arte especiais no trecho da serra.

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