Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços / Turismo em Dados

Em alta no Brasil, moeda japonesa tem alta de 561% no volume de transações em fevereiro

dinheiro dolar euro e1662470472972 Em alta no Brasil, moeda japonesa tem alta de 561% no volume de transações em fevereiro

O dólar americano segue absoluto como a moeda mais transacionada no Brasil — já são nove meses na liderança do ranking (Divulgação)

De acordo com o levantamento mensal realizado pela Travelex Confidence, o iene é a moeda do momento no Brasil. A unidade monetária oficial do Japão apresentou, pelo segundo mês consecutivo, números expressivos de transações no mercado de câmbio brasileiro. O iene teve um aumento de 7% em relação a janeiro de 2024, período que já havia sido marcado por uma curva ascendente, e um crescimento exponencial de 561% no volume médio transacionado no Brasil em 2022.

A moeda, que ficou na quinta colocação entre as mais comercializadas no segundo mês de 2024, foi a única do Top 5 que cresceu. De acordo com Jorge Arbex, diretor do Grupo Travelex Confidence, esse movimento crescente do iene ainda é um reflexo da liberação do visto entre os governos brasileiro e japonês. “Essa decisão de setembro de 2023, estimula o turismo para o Japão e assim, temos esse aumento expressivo nas transações do iene”, explica Arbex.

O dólar americano segue absoluto como a moeda mais transacionada no Brasil — já são nove meses na liderança do ranking. Porém, em fevereiro de 2024, a unidade monetária norte-americana apresentou um menor volume de operações quando comparado a janeiro de 24 (-25%) e também no comparativo com fevereiro de 2023 (-21%).

De acordo com os números, esse comportamento da moeda americana reflete o período pós alta temporada, entre dezembro e janeiro. Por isso, a baixa se estende entre os meses de fevereiro e maio. Além disso, o menor valor do dólar norte-americano em fevereiro de 2024 (4,9072) foi superior ao menor valor de janeiro deste ano (4,8309).

Completando o ranking das cinco moedas mais transacionadas em fevereiro de 2024, o euro figura na segunda posição, mas com nova queda tanto no comparativo mês a mês (-11%) quanto no recorte anual (-25% em relação a fevereiro de 2023). A libra esterlina ficou em terceiro lugar, com 23% a menos de volume de transações em relação a janeiro de 2024, enquanto o dólar canadense ocupou a quarta posição, com baixa de 29% no volume operado em relação ao mês passado.Screenshot 2024 03 18 at 11.30.02 Em alta no Brasil, moeda japonesa tem alta de 561% no volume de transações em fevereiro

Receba nossas newsletters