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Em campanha pela ONU Turismo, Gloria Guevara afirma: “Estou preparada para liderar a organização”

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Gloria Guevara Manzo, candidata do México para ocupar a Secretaria Geral da ONU Turismo (Rafael Torres/M&E)

“Minha principal fortaleza é contar com uma experiência única no setor turístico, tanto no âmbito público como no privado, ao mais alto nível. Trabalhei mais de 35 anos no setor, o que me permite entender suas provocações e oportunidades desde múltiplos ângulos”. A declaração de Gloria Guevara Manzo, candidata do México para ocupar a Secretaria Geral da ONU Turismo, define o propósito desta liderança feminina, já tida como um pilar fundamental para o setor global de viagens e turismo.

“Não sou uma candidata improvisada, estou preparada para liderar a organização. Estou preparada para transformar a ONU Turismo desde o primeiro dia, sem improvisações e com total transparência em cada uma das ações”, assinalou.

E, acrescentou: “Tenho apresentado minha candidatura a mais de 50 ministros e 35 de países do Conselho Executivo, mas há países muito relevantes que tivemos a oportunidade de compartilhar minha visão e candidatura. Tive reuniões, por exemplo, em nossa região com líderes, secretários e ministros da Argentina, da Colômbia, República Dominicana, Brasil, Jamaica e outros. É muito alentador contar com o apoio tão amplo em todos os continentes.”

Durante a coletiva de imprensa virtual, Guevara falou sobre sua trajetória profissional frente à Secretaria de Turismo do México, uma das potências turísticas do mundo e membro do G20, onde a executiva liderou políticas públicas bem-sucedidas; também como presidenta e CEO do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), onde obteve resultados concretos, inclusive e principalmente durante a crise da pandemia, e destacou sua atuação como assessora especial do ministro do Turismo da Arábia Saudita, país que liderou inovadoras políticas em matéria de turismo na última década.

“Sou a única candidata com esse equilíbrio de experiência e com o respaldo de mais de 200 CEOs globais, que me conhecem por meu trabalho, liderança e compromisso com a indústria”, ressaltou Guevara.

A candidata acredita que a chegada de uma latino-americana à Secretaria Geral da ONU Turismo vai favorecer a América Latina porque conhece bem a região, “conheço todos os países ao longo destes 35 anos em ocupei diferentes postos e diferentes circunstâncias associadas ao turismo.”

Guevara tem alguns planos definidos para serem tocados imediatamente após alcançar a sua a indicação à liderança da ONU Turismo. A base de seu programa passa pelo trabalho conjunto com ministros e o setor privado para gerar mais investimentos no setor. Maior conectividade com as regiões que necessitam mais atenção, já que cada região e destino tem diferentes provocações, oportunidades e prioridades. “Temos de estar de mãos dadas com cada ministro para fortalecer o setor em seus respectivos países.”

Guevara deixou claro que todos os projetos estão estruturados em um plano de trabalho apoiado em quatro pilares fundamentais: resiliência, oportunidades, inovação e sustentabilidade. Estes pilares representam a visão para criar “uma era nova para o turismo”, centrada no empoderamento às comunidades locais e garantir que o setor de turismo fortaleça sua resiliência, inclusão e inovação para o futuro.

“Implementarei estratégias que empoderem as comunidades, promovam a sustentabilidade e a mudança tecnológica para a prosperidade e impulsionem o desenvolvimento das economias”, prometeu.

Marcos para a ONU Turismo – Neste balanço final de campanha, Gloria Guevara defendeu de maneira clara que a ONU Turismo se transforme em uma plataforma para documentar e compartilhar melhores práticas a nível global; desenvolver pesquisas aplicadas que sirvam para desenhar políticas públicas com impacto real; empoderar as comunidades; gerar maiores oportunidades para as mulheres e jovens; criar uma agenda clara de sustentabilidade com ações concretas frente às mudanças climáticas; reincorporar países que hoje não fazem parte da organização; e desenhar estratégias diferenciadas para países desenvolvidos e em desenvolvimento, assegurando que todos possam acessar recursos globais.

O Conselho Executivo da OMT elegerá o próximo secretário-Geral em Segóvia, na Espanha, nos próximos dias 29 e 30.

Apoios – Gloria Guevara tem apoio irrestrito do ex-secretário geral da ONU Turismo, Taleb Rifai, e forte respaldo do setor público e privado, que inclui 20 ministros de Turismo e mais de 80 diretores gerais de empresas globais, incluindo grupos hoteleiros, empresas de tecnologia, especialistas em viagens globais e organizações de investimento, como Expedia Group, Hilton, Marriott International, Accor, MSC Cruzeiros, Trip.com, Hyatt Hotéis Corporation, IHG Hotels and Resorts, A&K Travel Group, Radisson Hospitality, Barceló Hotel Group, Aeroportos Internacionais do Dubai, Hotéis Oberoi, Grupo Puntacana, Amadeus e Panorama, além de vários países da América Latina, Europa e África que apostam e liderar o setor para um novo capítulo de inovação e sustentabilidade.

“Este processo de candidatura foi muito interessante, muito importante. Nossa candidatura foi muito bem recebida por todos, sobretudo porque me conhecem, conhecem minha trajetória e experiência. Entendo muito de suas provocações, de suas oportunidades e de seus problemas. Em todas as sessões que tive com os diferentes ministros e líderes, houve muito bom entendimento”, finalizou.

 

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