Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Serviços

João Pessoa desenvolve roteiro de cicloturismo

Cicloturismo (3)

Turismo em pedal, nicho que está em alta em todo o mundo

João Pessoa (PB) está se preparando para oferecer a moradores e turistas um roteiro em que todos poderão conhecer a cidade pedalando. Em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a prefeitura está formatando o roteiro de cicloturismo da cidade.

A rota turística por meio de bicicletas, além de investir em um nicho que está em alta em todo o mundo, busca “descarbonizar a cidade, gerar renda, fixar os turistas e promover uma gestão sustentável”, explica Andrea Sales, da UFPB, coordenadora do projeto

O projeto propõe a criação de quatro rotas, para que as pessoas possam conhecer os territórios da cidade. São eles: o Centro Histórico – de volta no tempo -; o Extremo Oriental – onde o sol nasce primeiro e a reserva de Mata Atlântica; o roteiro de base comunitária, como territórios indígenas; e o roteiro pela orla marítima.

No processo de desenvolvimento haverá intervenções urbanas, assim como a geração de empregos e renda, destacando ainda o processo de capacitação e qualificação das pessoas que trabalharão diretamente nesses roteiros. “É um roteiro em que o turista pode contemplar a natureza ao ar livre, conhecendo nossos principais pontos turísticos, inclusive, o Centro Histórico e ainda se exercitando”, pontuou o secretário de Turismo, Daniel Rodrigues.

De acordo com Andrea Sales, por enquanto, a cidade conta com apenas 12 hotéis que oferecem o serviço de bicicletas para os seus hóspedes e duas empresas atuam nessa área. “O projeto aumenta o tempo dos turistas na cidade e de ocupação da rede hoteleira e frequência em bares e restaurantes, consequentemente”, afirmou a professora da UFPB.

Por sua vez, o secretário da Juventude, Esporte e Recreação, Kaio Márcio, enfatizou que a Prefeitura já vem investindo na divulgação de eventos ciclísticos, inclusive, promovendo uma etapa do evento internacional Gran Fondo.

Receba nossas newsletters