
Mais de 500 estudantes internacionais tiveram seus vistos revogados pelo governo dos Estados Unidos nas últimas semanas, em meio à escalada da pressão de Donald Trump sobre as universidades do país.
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou que o governo de Donald Trump revogou vistos de estrangeiros envolvidos em “atividades políticas contrárias aos interesses nacionais”.
Rubio destacou que as revogações atingem pessoas alinhadas a grupos que, segundo ele, promovem “atividades disruptivas e ilegais”, como manifestações que causam “danos à ordem pública”. “Não vamos continuar permitindo que ativistas venham aos EUA com vistos de estudantes e ,liderem movimentos que perturbam nossa universidades”, disse Rubio, em entrevista na Casa Branca na sexta-feira (28).
Questionado sobre estudantes que apenas desejam expressar suas opiniões, o secretário afirmou que o governo americano aceitará, desde que não haja “atividades ilegais ou violentas”. “Mas quando os estudantes se envolvem ativamente em grupos que causam distúrbios e afetam a vida pública nas universidades, temos o direito de negar ou revogar o visto”, disse.