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Guia Rio for Parties lança sua 8ª edição e enfrenta processo da Embratur

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O guia Rio for Parties ganhou ontem (14/01) sua 8ª edição. Entre as novidades desta edição; está a seleção de 30 “frases brasileiras prontas para exportação”. Expressões como “Que seja eterno enquanto dure”; “mala sem alça” e “papagaio de pirata” são traduzidas para o leitor estrangeiro. O livro já ganhou dois prêmios internacionais; como Best Travel Publication e Best New Travel Guide; e vendeu; até sua sétima edição; 22 mil exemplares. “O Rio for Parties é o guia do Rio de Janeiro mais vendido na Amazon.com”; comemora Cristiano Nogueira; autor do livro.

Apesar disso; na nova versão do livro; quatro páginas foram suprimidas graças a uma liminar da Embratur que caracterizou o conteúdo como ofensivo e de incentivo ao turismo sexual. Para Cristiano Nogueira; tudo não passou de um mal entendido. “Não há nada de ofensivo no meu livro; só muito humor. O que aconteceu foi uma descontextualização do conteúdo do guia. Lamento que as coisas tenham ido por esse caminho”; conta. Para ele; o Rio é “a melhor cidade para se morar e também para se visitar”.

A parte censurada; que pode ser vista nas edições antigas do livro; brinca com esteriótipos de homens e mulheres cariocas; e a melhor maneira de se aproximar para conseguir chamar a atenção. Em janeiro de 2009; a Embratur entrou com um processo e uma liminar para proibir a circulação do livro. Após recorrer; Cristiano conseguiu que a proibição total da venda do livro se tornasse parcial; e foi obrigado a retirar as páginas intituladas “dating” (namoro).

O processo; entretanto; ainda aguarda julgamento em primeira instância. De acordo com Carlos Roberto Moreira; seu advogado; isso deve acontecer ainda este semestre. “Um juiz já havia indeferido a liminar; porém uma desembargadora revogou esta decisão. Apesar disso; estamos muito confiantes de que vamos ganhar a questão”; revela.

Para Nogueira; o pior foi a publicidade negativa gerada pelo processo. Ele conta que só no ano passado perdeu 35 anunciantes. “De 44; caímos para 9 anunciantes. Perdemos grandes patrocinadores; pois ninguém queria que sua marca estivesse associado a u m livro processado por incentivar o turismo sexual. O caso saiu em mais de cem jornais brasileiros e em diversas publicações no exterior”; lamenta. Apesar disso; Nogueira reconhece o papel da Embratur em suas ações no exterior. “A Embratur faz um ótimo trabalho para o turismo brasileiro. Eles têm metas sérias e trabalham bastante para alcançá-las. Tenho muito respeito pelo trabalho da entidade. Gostaria apenas que eles revissem o meu caso”.

Cristiano e a nova edição do Rio for Parties

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