Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços

Guias de turismo passam a ter acesso a versão digital de crachá

Guia de turismo materia paulo foto

Na versão digital, será possível também atualizar a conclusão de cursos profissionalizantes, como idiomas ou libras

Os guias de turismo de todo o país passam a obter a versão digital de seu crachá profissional. Para visualizar o documento on-line é preciso que o profissional acesse seu cadastro no Cadastur, disponível no celular ou outro dispositivo eletrônico, e clique na ação “emitir crachá”. A iniciativa beneficia tanto novos guias de turismo que realizaram o cadastro agora, quanto aqueles que precisam renovar ou atualizar a inscrição.

A proposta é agilizar o prazo para que esses profissionais possam receber o documento com mais facilidade e iniciar suas atividades no setor. Isso porque o acesso digital a carteira permitirá que o guia tenha a oportunidade de portar uma credencial confiável que o gabarita para exercer a profissão perante agências de turismo e ao próprio turista, logo após a inscrição e validação do registro no Cadastur, enquanto aguarda a entrega do documento físico.

Na versão digital, será possível também atualizar a conclusão de cursos profissionalizantes, como idiomas ou libras. E de acordo com o Ministério do Turismo, a medida beneficia mais de 24 mil profissionais que atuam no setor. “É importante esclarecermos que a carteira digital não substitui o documento físico, que hoje já é utilizado pelos guias de turismo. Pelo contrário, é mais uma facilidade que eles podem contar, a partir de agora”, explicou o secretário de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França.

No Distrito Federal, o novo recurso atende, atualmente, 316 guias de turismo com inscrições válidas no Cadastur. “A facilidade digital não só permitirá que o profissional trabalhe com segurança e dentro da lei enquanto espera sua carteira física, como também contribui para fomentar todo o trade. E a nossa secretaria está de portas abertas para orientar o profissional do DF quanto ao novo recurso”, afirmou a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça.

Receba nossas newsletters