Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política / Serviços

IBGE realizará novo estudo sobre turismo doméstico no Brasil

65376989-6d1d-4408-b12f-997ec287ec6f

De um total de 21,4 milhões de viagens analisadas em 2019, 96,1% foram para destinos nacionais e a maioria delas (86,5%) por motivos pessoais

O Ministério do Turismo e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) renovaram parceria até 2022 para realização de estudo sobre o turismo doméstico no Brasil. Um Termo Aditivo assinado pelos dois órgãos garante a continuidade da coleta de dados sobre turismo durante a realização da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-C), produzida trimestralmente pelo IBGE.

“Esta parceria nos permite ter uma visão ampla do perfil do turismo nacional e conhecer as tendências de mercado. Os dados obtidos pela pesquisa são essenciais para subsidiar as ações e políticas públicas desenvolvidas pelo Ministério do Turismo, principalmente a partir da retomada do setor”, destaca o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

De acordo com a PNAD Contínua Turismo, de um total de 21,4 milhões de viagens analisadas em 2019, 96,1% foram para destinos nacionais e a maioria delas (86,5%) por motivos pessoais. Mais da metade ocorreu dentro do próprio estado e a casa de parentes ou amigos foi o local de hospedagem para grande parte das viagens (47,3%).

No grupo de viagens por motivo pessoal, 31,5% buscaram lazer e 17,5% foram motivadas para tratamento de saúde e bem-estar. Dentre os motivos que levaram os brasileiros a viajarem a lazer, 34,3% informaram que optaram por destinos de sol e praia. Outros 27,2% buscaram atividades culturais e 25,6% foram motivados pelo ecoturismo e viagens de aventura.

Receba nossas newsletters