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Machine Learning da Movida vira case de sucesso do Google na América Latina

Em um ano, as locações de search cresceram 25% e o custo por conversão reduziu 26%

Em um ano, as locações de search cresceram 25% e o custo por conversão reduziu 26%

A Movida Aluguel de Carros foi um dos destaques na 10ª edição do Fórum Digitalks 2019, principal evento de negócios digitais do País. Este status se deve ao fato da empresa ter criado um case inédito de sucesso ao integrar, por meio de machine learning, sua plataforma de CRM com as 187 lojas espalhadas no Brasil usando a plataforma Google Cloud e Search Ads 360, o que influenciou positivamente as campanhas de mídia da marca.

A companhia tinha como objetivo aumentar o número de reservas e gerar efetivação de contratos nos canais digitais, tanto no site quanto no aplicativo. “A estratégia envolvia muito mais do que ações de mídia, porque era necessário crescer a receita de locação de carros, obedecendo a relação entre demanda e taxa de ocupação das lojas”, comenta Charles Sperandio, CMO da Movida Aluguel de Carros.

Entre os desafios estava manter a meta de custo por atividade (CPA) saudável, mesmo em épocas sazonais, como férias e feriados, e sem canibalizar a busca por prazos numa guerra contra os concorrentes. Além disso, era preciso lidar tecnicamente com um banco de dados que é atualizado diariamente e contempla informações que não poderiam ser públicas.

A partir dessas premissas, os trabalhos integraram equipes e soluções de TI, CRM (Customer Relationship Management) e BI (Business Intelligence), com foco nos objetivos de negócios da companhia.

RESULTADOS

O sucesso envolveu a integração de dados da loja e utilização do Google Cloud para criar um feed atualizado do nível de estoque de carros por cidade, além de poder combinar o Machine Learning do Search Ads 360 e os dados do BigQuery para otimizar o processo com mais inteligência.

Na comparação de janeiro de 2019 com o primeiro mês de 2018, as locações de search cresceram 25%, ao mesmo tempo em que o custo por conversão reduziu 26% e as impression share aumentaram 6,15%. Houve ainda uma redução de 10% no custo por atividades (CPA) em relação a dezembro de 2018. “Atualmente, mais de 50% dos nossos negócios provém de plataforma online. E após atuação em plataformas Google em parceria com a Reamp, conseguimos crescer em 200% as nossas venda pelo aplicativo”, conclui o executivo.

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