Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política / Serviços

Ministério do Turismo investe em obras na Rota das Emoções

Plano de ação terá início no Maranhão com revitalização de porto e construção da ponte sobre o Rio Preguiças

Plano de ação terá início no Maranhão com revitalização de porto e construção da ponte sobre o Rio Preguiças

A Rota das Emoções, que engloba 14 cidades do Maranhão, Piauí e Ceará, é um dos destinos mais procurados pelos amantes do surfe, windsurfe e kitesurfe. Além disso, é destino certo para aqueles que procuram calmaria e cenários paradisíacos. Com o objetivo de estruturar o destino para a recepção de turistas, o Ministério do Turismo preparou o “Plano de Ação para o Desenvolvimento Turístico da Rota das Emoções”.

Em setembro deste ano, técnicos do MTur estiveram em algumas localidades da Rota das Emoções para ouvir demandas, entender a realidade local e desenvolver um plano de ação para o desenvolvimento turístico. Foram quase três dias de reuniões com gestores estaduais, municipais e representantes do trade para colher informações que possibilitem gerar ações do governo federal a fim de desfazer gargalos e estimular o potencial turístico da rota.

“Já começamos uma nova era no turismo brasileiro. Vamos visitar cada local, conhecer a realidade e adversidades destas regiões, para que, junto com os governos municipais e estaduais e os empresários do setor, possamos desenvolver o potencial turístico das principais regiões do país, como a Rota das Emoções”, comentou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro.

As ações previstas por este planejamento terão início no estado do Maranhão. A revitalização do Porto de Tutoia (MA) é uma das intervenções previstas na estratégia. O local é a principal porta de entrada para o delta do Rio Parnaíba e ponto estratégico da Rota, pois permite a ligação turística fluvial entre o Maranhão e o Piauí. O Plano ainda inclui medidas de fortalecimento do ecoturismo, preservação do meio ambiente e segurança turística.

O documento também prevê a finalização das obras no aeroporto de Barreirinhas. Além disso, ele viabiliza a construção de uma ponte com 180 metros de extensão para a Travessia do rio Preguiças, com custo estimado em R$ 8 milhões. Atualmente, moradores e turistas enfrentam longas filas para a travessia de barcos e balsas.

Investe Turismo

Os cinco municípios maranhenses da Rotas das Emoções e São Luís, que é um dos portais de entrada do roteiro, estão entre os 56 municípios do Nordeste que serão contemplados pelo programa Investe Turismo, desenvolvido conjuntamente pelo Ministério do Turismo, Sebrae e Embratur. Para o Maranhão, está destinado o investimento de R$ 2,3 milhões.

Receba nossas newsletters