Câmbio:

Idiomas:

Ministro do Turismo defende total condição de Belém para receber público da COP 30

Celso Sabino ministro do Turismo 1 e1738695622961 Ministro do Turismo defende total condição de Belém para receber público da COP 30
Ministro Celso Sabino (Arquivo/M&E)

O ministro do Turismo, Celso Sabino, disse em entrevista ao programa Roda Viva da TV Cultura que a capital do Pará, Belém, tem plenas condições de receber cerca de 50 mil visitantes durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30).

Jornalistas comentaram que têm acompanhado a movimentação em sites de aluguéis na capital paraense e questionaram os valores cobrados por algumas acomodações, que chegam a orçar 11 diárias ao custo de R$ 2 milhões.

Entre os jornalistas, um quis saber da possibilidade de a COP 30 ser fatiada, isto é, ter parte da programação realizada em Belém e parte em outra capital brasileira, ao que Celso Sabino garantiu que o evento global da ONU vai acontecer por completo na capital paraense e será uma grande oportunidade de visibilidade mundial para não apenas para a capital, como para o estado do Pará e o Brasil.

“Essa COP de Belém, que já está sendo conhecida como a COP da Floresta, a COP da Amazônia, será uma oportunidade ímpar para a ONU e os líderes globais falarem sobre a preservação das florestas tropicais do mundo dentro ou na porta de entrada dessa que é maior floresta tropical do planeta”, afirmou o ministro.

Sabino destacou os investimentos do governo federal – da ordem de R$ 4 bilhões – em obras de infraestrutura viária, sanitária (com a limpeza de canais) e serviços que, segundo ele, vão deixar um legado inestimável para a população da Grande Belém e declarou que a COP 30 vai marcar a transição do planejamento para a execução no que se refere às ações na esfera global da agenda ambiental.

Ainda segundo o ministro, o governo estadual vem atuando na ampliação da rede hoteleira em Belém, e citou como exemplo o Círio de Nazaré, que em um só dia recebeu cerca de 2 milhões de pessoas. “No ano passado, Belém registrou cerca de 90 mil turistas no Círio, que vieram de fora, e eu não tenho dúvida que a população de Belém e do Pará vai receber as pessoas de forma carinhosa, calorosa”.

Permanência no Ministério do Turismo

Sabino foi questionado se não teme a saída do ministério em uma futura reforma ministerial, ao que ele respondeu que se sente seguro na equipe do governo e não teme sair. Um jornalista questionou o fato de o União Brasil pouco votar com as pautas do governo federal. O ministro contestou a informação, esclarecendo que o União Brasil tem ao todo 59 parlamentares e que eles acompanham as votações mais importantes do governo federal.

Tópicos relacionados