Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política / Serviços

MOB-Tur identifica oportunidades de turismo náutico e rotas de trem turístico

Fórum conta com representantes dos Ministérios do Turismo, Economia, Infraestrutura e Relações Exteriores. Crédito Victor MacielMTur

Fórum conta com representantes dos Ministérios do Turismo, Economia, Infraestrutura e Relações Exteriores (Victor MacielMTur)

O Fórum de Mobilidade e Conectividade Turística (MOB-Tur) realizou sua segunda reunião do ano. Na pauta, a apresentação dos resultados obtidos nos grupos técnicos de trabalho de Turismo Náutico, e do Trem Turístico Belo Horizonte/Brumadinho. Além disso, foi apresentado o seguimento da parceria entre o Ministério do Turismo e o LabTrans/UFSC, que consiste na caracterização da infraestrutura de transporte de seis rotas turísticas estratégicas para o país.

“Sabemos que para o crescimento do turismo é fundamental abordar o tema mobilidade. Temos que oferecer cada vez mais conforto, segurança e preços acessíveis para os turistas. Por isso é necessário debater sobre a integração entre os modais, os serviços prestados e que são oferecidos, enfim, uma infinidade de temas relacionados ao transporte e ao turismo”, pontuou o ministro do Turismo substituto, Hercy Rodrigues Filho.

Entre os resultados apresentados, estavam o da parceria do Ministério do Turismo com a UFSC. A equipe realizou o levantamento de informações in-loco das seis rotas turísticas trabalhadas, fez o diagnóstico da infraestrutura aeroportuária existente, identificou o potencial do transporte ferroviário turístico e verificou a possibilidade de investimentos em infraestrutura viária nos roteiros. Até junho, será produzido um relatório com todas as informações coletadas.

Sobre trens turísticos, foram apresentados os avanços obtidos até o momento, que conta com a identificação de produtos turísticos, a análise de trechos alternativos, a identificação prévia de outros trechos com potenciais para implantação de trens turísticos no Brasil, entre outros. No turismo rodoviário, os participantes do fórum apresentaram as regulações e legislações relacionadas ao tema para o desenvolvimento do segmento.

Receba nossas newsletters