Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Serviços

MTur oferece cursos sobre acessibilidade e qualidade na experiência turística

glenn carstens peters npxXWgQ33ZQ unsplash e1701380907875 MTur oferece cursos sobre acessibilidade e qualidade na experiência turística

As ofertas de qualificação refletem o compromisso contínuo com a segurança e a qualidade da indústria do turismo nacional (Unsplash/Glenn Carstens-Peters)

O Ministério do Turismo (MTur) acaba de anunciar cursos profissionalizantes para abordar questões essenciais relacionadas à acessibilidade, inclusão e qualidade na prestação de serviços turísticos. Dentre as opções estão Condutor de Turismo Náutico (CTN), para profissionais de turismo do segmento que tenham registro e que realizem atividades em ambientes aquáticos.

O conteúdo possui um enfoque especial nas normas de segurança, ecoturismo responsável e técnicas de comunicação específicas para esse ambiente, o curso visa garantir que os condutores ofereçam uma experiência única e segura aos turistas que buscam explorar destinos costeiros e marítimos.

Este curso não apenas promove a segurança durante as atividades turísticas náuticas, mas também destaca a importância da preservação dos ecossistemas marinhos, promovendo um turismo sustentável e consciente. Podem ingressar no curso aqueles que detêm a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) e que possuem a formação no curso Especial de Segurança de Embarcações e Passageiros (ESEP).

Já o curso de Audiodescrição e Turismo Acessível destaca a importância da inclusão e acessibilidade na indústria do turismo, capacitando profissionais a tornar seus serviços mais acessíveis a turistas com deficiência visual ou auditiva.

Os participantes aprendem técnicas de audiodescrição, estratégias para a criação de ambientes acessíveis e práticas inclusivas que contribuem para a construção de destinos turísticos verdadeiramente acolhedores. Esse curso não apenas cumpre as diretrizes de acessibilidade, mas também promove a conscientização sobre a importância de tornar o turismo uma experiência inclusiva para todos.

Há ainda, a disciplina sobre Orientação e Mobilidade de Pessoas Cegas em Ambientes Urbanos, que aborda a importância da autonomia para as pessoas cegas ou com baixa visão, cujo foco é capacitar profissionais do turismo a fornecer suporte adequado e a criar ambientes urbanos acessíveis para turistas cegos.

Ao compreender as necessidades específicas desses turistas, os participantes aprendem estratégias de orientação, mobilidade e comunicação que permitem a criação de itinerários acessíveis e seguros em ambientes urbanos. Além disso, o curso aborda a importância da sensibilização para promover uma cultura turística mais inclusiva e acolhedora.

Receba nossas newsletters