Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política / Serviços

MTur pode fechar acordo com Funai para desenvolver turismo em terras indígenas

020c8aea-dd40-47dc-bb82-7c41c1f19fa2

Iniciativa deverá incluir ações de estruturação e a qualificação da gestão e de produtos turísticos

Um possível acordo de cooperação entre o Ministério do Turismo e a Fundação Nacional do Índio (Funai) poderá auxiliar no desenvolvimento do turismo em terras indígenas, de acordo com a coordenadora-geral de Turismo Responsável do Ministério do Turismo, Rafaela Lehmann, durante o 1º Seminário Nacional Povos Indígenas: Etnodesenvolvimento e Sustentabilidade.

Rafaela Lehmann destacou que a iniciativa deverá incluir ações de estruturação e a qualificação da gestão e de produtos turísticos, de forma a reforçar os processos de desenvolvimento local associados ao turismo e os programas de visitação em terras indígenas, diversificando as atividades ofertadas e agregando valor à experiência do turista.

Além disso, a Pasta deverá realizar a promoção e o apoio à comercialização destes destinos; a sensibilização de gestores e turistas acerca da importância da conservação da sociobiodiversidade e a formação de uma rede para viabilizar a troca de informações e experiências com vistas ao fortalecimento do setor.

“Devemos conversar com a Funai para fecharmos um acordo de cooperação entre as partes para que possamos fomentar o turismo em terras indígenas, respeitando o protagonismo das comunidades, promovendo a vivência intercultural, a valorização das tradições e a preservação ambiental, visando o desenvolvimento sustentável da atividade turística. Todas as nossas ações serão feitas observando as singularidades e as fragilidades de cada comunidade”, disse a coordenadora-geral.

Receba nossas newsletters