
Netflix e Embratur anunciaram nesta sexta-feira (30), um acordo de cooperação para potencializar o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras.
O anúncio foi feito durante o painel “Netflix e Embratur apresentam uma nova temporada — chegou a hora de viver a sua própria história”, com a presença de Marcelo Freixo, presidente da Embratur, Mariana Polidorio, diretora de Políticas Públicas da Netflix, e da atriz Fernanda Souza, apresentadora do reality da Netflix Ilhados com a Sogra, que teve suas duas temporadas gravadas em praias dos estados de São Paulo e Alagoas.
Inspirada em experiências internacionais bem-sucedidas da Netflix em países como França e Espanha, a iniciativa prevê um vídeo promocional que associa o potencial turístico do Brasil a produções que já conquistaram o público global, como Cidade Invisível, gravada na Floresta Amazônica, Casamento às Cegas Brasil, com temporadas filmadas em destinos como Trancoso (BA) e Bom Jardim da Serra (SC), e Sintonia, que destaca as paisagens urbanas da periferia de São Paulo.
“O audiovisual é uma ferramenta poderosa, fundamental também para a promoção turística. Muitas pessoas decidem seus destinos de viagens incentivadas por algum filme ou série que assistiram. O conteúdo audiovisual e o talento brasileiro são reconhecidos pela qualidade, carregam a nossa identidade cultural e conquistam, cada vez mais, corações em todo o mundo. Essa parceria é uma forma de transformar a força das histórias brasileiras em conexões reais”, afirma Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
A parceria também prevê o lançamento de um guia de viagem que reunirá roteiros e experiências turísticas baseadas em títulos de destaque da Netflix, que tiveram alto engajamento local e global, e que refletem os principais ativos culturais que a Embratur deseja promover.
“Temos um compromisso de longo prazo com o Brasil. Sabemos que as histórias que contamos ajudam a projetar o país para o mundo e geram impacto direto na economia local, na cultura brasileira e no turismo aqui no Brasil, tanto de público doméstico, quanto internacional”, afirma Mariana Polidorio, diretora de Políticas Públicas da Netflix.