Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços

O Sita Lab revelou os resultados da pesquisa para “contratos inteligentes”

FlightChain

O SITA Lab emitiu o FlightChain , um documento que descreve as descobertas de sua pesquisa realizada com a companhia aérea e os parceiros aeroportuários.

O compartilhamento de dados via aeroportos é uma realidade que está cada vez mais próxima. Um experimento realizado pelo Sita Lab (equipe de pesquisa do provedor de TI do setor de transporte aéreo Sita) permitiu o compartilhamento de dados de voos entre British Airways, o Aeroporto Internacional de Heathrow (Londres), o Aeroporto de Genebra e o Aeroporto Internacional de Miami. Durante o período da pesquisa, mais de 2 milhões de mudanças de voo foram processadas e armazenadas em um “Contrato Inteligente”, chamado FlightChain, ou seja, um protocolo de transação computadorizado que executa os termos de um contrato automaticamente à partir da tecnologia de criptografia de dados blockchain.

Enquanto o contrato inteligente atua como um meio de arbitrar dados potencialmente conflitantes, o blockchain é uma forma de armazenar dados em blocos de códigos, tornando-os impossíveis de serem decodificados, quebrados ou hackeados. A tecnologia é reconhecida hoje como uma das mais seguras para transmissão e armazenamento de dados.

Com o projeto, a Sita prevê solucionar o problema de informações conflitantes à respeito dos voos, como atrasos de voos, por exemplo. Com o FlightChain, todas as partes interessadas tem a mesma informação, podendo assim adequar malhas e prestar um melhor serviço aos passageiros.

SEGURANÇA

Embora existam outras tecnologias disponíveis para compartilhar dados, o uso de blocos e contratos inteligentes em particular, fornece “controle compartilhado” e melhora a confiabilidade dos dados. Assim, a pesquisa acaba mostrando o potencial de blockchain para compartilhar dados em toda a indústria de transporte aéreo.

Glenn Morgan, chefe de transformação de negócios digitais no International Airlines Group (IAG), diz: “Agora que provamos a tecnologia, estamos realmente entusiasmados com as oportunidades que o blockchain pode criar na indústria. Trabalharemos com a Iata e a ACI para garantir que as melhores práticas estejam em vigor”.

O FUTURO

Mas por quê a descoberta é tão importante? A partir do compartilhamento de dados entre aeroportos e companhias aéreas não apenas os sistemas ficam mais integrados e precisos, evitando atrasos, cancelamento de voos e conexões perdidas como abre outras possibilidades.

Um exemplo é a digitalização do passaporte e a conversão de todos os documentos em um único token. Este token conteria não apenas a identidade do passageiro, mas também todas as informações relativas a viagens, voos e passagens por aeroportos, acelerando os processos de migração, embarque e desembarque. Além de aumentar consideravelmente a segurança nos aeroportos e diminuir drasticamente o risco de fraudes. Tudo isso através da combinação da tecnologia  blockchain e NFC (Near Field Communication, que em tradução livre é algo como comunicação por proximidade), ou seja, transmissão de informações via contato.

Ficou curioso com o que vem pela frente? Confira a nossa matéria especial feita com a Sita que conta mais sobre esse mundo que mais parece um episódio de Black Mirror. Clique aqui.

Receba nossas newsletters