Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços

OMT renova aliança com instituições para promover acessibilidade no turismo

acessibilidade

O trabalho irá sensibilizar instituições, governos e prestadores de serviços sobre a importância da acessibilidade e inclusão

A Organização Mundial do Turismo (OMT) anunciou que continuará com sua aliança com a Fundação ONCE, da Espanha, e a Rede Europeia de Turismo Acessível (ENAT), a fim de estender o acordo de colaboração por mais quatro anos para garantir a continuidade do trabalho na questão da acessibilidade, em todos os elementos da cadeia de valor do turismo, durante e após a pandemia, com enfoque na promoção de boas práticas durante a crise atual, a aplicação de normas, a medição do turismo acessível, bem como a inclusão laboral e políticas institucionais para a inclusão de pessoas com deficiência.

Os três parceiros estão atualmente compilando histórias de sucesso de destinos e empresas que adotaram novos protocolos de saúde para facilitar o acesso a viagens e turismo, tanto residentes quanto visitantes. Eles também se comprometeram a revelar o próximo padrão ISO de Turismo para Todos, após trabalho em parceria com o International Organization for Standardization (ISO) nos novos requisitos e recomendações. O padrão ISO representará um marco, pois é o primeiro padrão global a aplicar e melhorar a acessibilidade em toda a cadeia.

O trabalho irá sensibilizar instituições, governos e prestadores de serviços sobre a importância da acessibilidade e inclusão, além de esclarecer que não se trata apenas de direitos humanos e igualdade de oportunidades, mas também de uma vantagem competitiva significativa para os destinos e para o setor privado.

“Acessibilidade para todos significa qualidade de serviços, inovação e conforto para todos os turistas, novas fontes de renda e novos clientes, como pessoas com deficiência, idosos ou famílias com crianças. Ao adotar os princípios do desenho universal no desenvolvimento de ambientes e serviços, o setor turístico poderá assumir sua responsabilidade moral e, em muitos países, suas obrigações legais de atender pessoas com especificidades necessidades e tornar o turismo para todos uma realidade”, afirmam as instituições, em nota conjunta.

Receba nossas newsletters