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Curiosidades / Serviços / Turismo em Dados

Passagens aéreas seguem liderando procura por troca de milhas no Brasil

Consumidor utiliza tecnologia mobile para ter acesso à informação e comparar preços.

Apesar das mudanças, o resgate de passagens aéreas ainda não voltou ao mesmo patamar pré-pandemia

Dados divulgados pela ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização) revelam que os programas de fidelidade, como Smiles, Livelo, Latam Pass e TudoAzul, voltaram a registrar altos índices de crescimento no terceiro trimestre de 2020 (3T20). Os brasileiros acumularam 55,2 bilhões de pontos/milhas de julho a setembro deste ano, o que representa um crescimento de 31,6% na comparação com os três meses anteriores.

Desses, 97,2% foram acumulados em compras no varejo, na indústria e no uso dos cartões de crédito. A quantidade de pontos e milhas resgatados no período também cresceu (41,4 bilhões), um aumento de 57,9% sobre o trimestre anterior. Desse total, 53,7% foram destinados à troca por passagens aéreas, demonstrando o retorno da preferência do consumidor por viagens no momento de resgatar seus pontos/milhas.

Apesar das mudanças, o resgate de passagens aéreas ainda não voltou ao mesmo patamar pré-pandemia, quando de 70% a 80% dos pontos/milhas eram destinados a elas.

Para o presidente da ABEMF, João Pedro Paro Neto, “a pandemia mudou hábitos de consumo, desacelerou setores, como o aéreo, e vimos no segundo trimestre do ano a quase totalidade dos pontos serem trocados por produtos do varejo. Com a retomada da economia, principalmente, do setor de turismo, muitos participantes de programas de fidelidade voltaram a optar pelos bilhetes aéreos no terceiro tri, o que já era esperado”, explica.

O faturamento das empresas associadas à ABEMF avançou 22,9% na comparação com o trimestre anterior, alcançando R$ 1,12 bilhão. O número de cadastros nos programas chegou a 152,4 milhões, 4,6% de aumento. E a taxa de breakage, que mede o percentual de pontos/milhas que os consumidores deixaram expirar, foi a menor da série histórica da associação, 12,2% no 3T20, representando uma queda de 6,2 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior (2T20) e 5,2 p.p. a menos, na comparação com o mesmo período de 2019.

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