Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços

Previsão de crescimento da economia brasileira cai para 3,29%

Agências de fomento passarão a ter recursos do Fungetur para impulsionar o turismo

No caso da taxa básica de juros, a Selic, as instituições financeiras consultadas pelo BC aumentaram a projeção para este ano de 3,75% para 4% ao ano

A previsão do mercado financeiro para o crescimento da economia brasileira este ano caiu de 3,43% para 3,29%, de acordo com o boletim Focus de hoje (22), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC). Para o próximo ano, a expectativa para Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todos os bens e serviços produzidos no país – é de crescimento de 2,50%. Em 2023 e 2024, o mercado financeiro também continua projetando expansão do PIB em 2,50%.

No caso da taxa básica de juros, a Selic, as instituições financeiras consultadas pelo BC aumentaram a projeção para este ano de 3,75% para 4% ao ano. Atualmente, a Selic está estabelecida em 2% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). Para o fim de 2022, a estimativa do mercado é que a taxa básica fique em 5% ao ano. E para o fim de 2023 e 2024, a previsão é 6% ao ano. No caso do dólar, a expectativa é que cotação ao fim deste ano seja de R$ 5,05.

Fonte: Agência Brasil

Receba nossas newsletters