
O Projeto de Lei nº 2.478, de 2015, que regulamenta a profissão de turismólogo no Brasil foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. A aprovação do PL é um marco para os profissionais de turismo. A proposta visa consolidar, por exemplo, a importância da formação do turismólogo em curso de Bacharelado em Turismo devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação.
A regulamentação valoriza a importância desses profissionais no cenário econômico e social do Brasil, destacando seu papel estratégico no planejamento, desenvolvimento e promoção do setor turístico. Os turismólogos são fundamentais na criação de políticas públicas, na gestão de destinos e atrativos turísticos, no planejamento de espaços e eventos, além de contribuir para o fortalecimento do turismo sustentável e responsável.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, celebrou mais esse importante passo na regulamentação da profissão, que ele considera uma conquista essencial para o setor. “Regulamentar essa profissão, além de reconhecimento, e garantir condições adequadas para que eles possam exercer sua atividade com excelência, contribuindo para o fortalecimento do turismo brasileiro”, afirma o ministro.
A expectativa agora é de que o Senado Federal analise e aprove o projeto. Com a formalização da carreira, o Brasil dá um passo importante para a valorização do turismo como vetor estratégico de desenvolvimento, geração de emprego e renda.