Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política / Serviços

Senado debate estratégias para impulsionar a gastronomia brasileira

A gastronomia movimenta cerca de R$ 250 bilhões por ano no Brasil, segundo cálculos da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). E nesta quinta-feira (2), o Ministério do Turismo discutiu estratégias para impulsionar ainda mais o setor, em debate sobre “a internacionalização da Gastronomia e do Turismo como indutores do desenvolvimento regional”, promovido pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal.

9f4d409e-1ed9-47f1-8c4e-d506b0478462

Secretário William França (à direita) participa de debate sobre turismo gastronômico no Senado

Segundo o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, a gastronomia brasileira é uma das apostas para a retomada do turismo no período pós-pandemia. “Somos um país com sabores e temperos únicos. Temos um potencial enorme para nos destacarmos no cenário mundial e é para isso que temos trabalhado, unindo esforços com outros atores e elaborando projetos que consigam transformar todo esse potencial em realidade”, comenta.

A senadora Kátia Abreu, que preside a comissão, destacou que o tema é um dos eixos estruturantes do plano de trabalho do colegiado para o período 2020-2021, que compreende uma série de debates sobre as cinco regiões do Brasil, com ênfase na internacionalização de setores da economia criativa e no aproveitamento das potencialidades locais. O primeiro encontro teve como foco a região Norte.

Participaram ainda da audiência pública o diretor técnico do Sebrae de Alagoas e ex-ministro do Turismo, Vinicius Lages; o presidente da Apex-Brasil, Augusto Pestana, e o chef Alex Atala.

“Estamos elaborando nosso Programa Nacional de Turismo Gastronômico. Estabelecemos parcerias, entre elas com a Unesco, e temos como meta entregar, no próximo ano, uma proposta de política nacional estruturada, com mapeamento de eventos gastronômicos, inclusive de produtos agroalimentares, além da sistematização de políticas, programas, estratégias e instrumentos”, disse  o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do MTur, William França.

Receba nossas newsletters