
Dados do IBGE mostram que os brasileiros estão viajando mais, atingindo, em 2024, o melhor patamar desde a pandemia, registrando um faturamento de R$ 93,5 bilhões só no primeiro semestre. E esse mercado tende a aquecer ainda mais nos meses de férias, pois a viagem de verão é a preferência de 1 em cada 3 brasileiros, de acordo com o Ministério do Turismo.
Tal movimento tem influenciado também o segmento de consórcios. Isso porque, existe uma demanda crescente na aquisição de viagens por meio dessa modalidade. De acordo com números da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), a categoria alcançou, de janeiro a dezembro de 2024, um crescimento de 26% na comercialização de créditos, em relação a ano anterior. No período, foram contratados mais de R$ 896 milhões. Já a venda de cotas registrou um aumento de 12%, com mais de 36 mil consorciados contemplados.
Sempre atenta às movimentações do setor, a Ademicon, administradora independente de consórcios do Brasil em créditos ativos, atua fortemente neste segmento. Com um crescimento na categoria de serviços de 57% entre janeiro e dezembro de 2024, em comparação ao mesmo período do ano anterior, muitos dos seus clientes usam a modalidade como uma forma prática e acessível para viajar.
Com o consórcio é possível adquirir desde pacotes turísticos até mesmo experiências personalizadas de maneira planejada, sem juros e com parcelas viáveis. Um exemplo disso é o caso do empresário Felipe Leitão, do Rio de Janeiro (RJ), que conseguiu realizar a viagem dos sonhos por meio do consórcio de serviços. Ele e sua namorada passaram 14 dias na Europa e conheceram lugares como Roma, na Itália; Grindelwald, na Suíça; Praga, na República Tcheca; Edimburgo, na Escócia; e Paris, na França. Felipe comprou duas cotas, começou a planejar a viagem e logo depois foi contemplado.