Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos / Política / Serviços

Vai Turismo inicia entrega de recomendações de políticas públicas aos candidatos a governador

José Roberto Tadros, presidente da CNC

José Roberto Tadros, presidente da CNC

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) sediará o evento de regionalização do movimento Vai Turismo – Rumo ao Futuro, nesta quarta-feira (10). O encontro marcará o início da mobilização para a entrega das propostas e recomendações de políticas públicas para os candidatos aos governos dos 26 Estados e do Distrito Federal.

Representantes das Federações do Comércio (Fecomércios) de todo o País, autoridades e empresários estarão presentes na reunião que será aberta à imprensa (mediante cadastro pelo e-mail [email protected]) e ocorrerá no auditório da sede da CNC, no Rio de Janeiro. O evento também será transmitido ao vivo pelo canal do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) no Youtube.

“Temos um mercado doméstico de turismo invejável, com pelo menos 30 milhões de brasileiros que viajam com frequência, mas é possível progredir, criar mais empregos no País, promover melhorias sociais e econômicas e proteger o meio ambiente. Para isso, o turismo precisa de políticas públicas efetivas e estruturantes que possam aumentar a competitividade e consolidar o setor”, afirma o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

O dia 10 marcará o início da entrega das propostas, pelas Fecomércios, a cada um dos postulantes aos respectivos governos estaduais. Os 27 documentos de recomendações estarão disponíveis no site https://vaiturismo.com.br/, em que já consta o documento nacional apresentado aos candidatos à Presidência da República.Alexandre Sampaio - Creditos Marcelo Freire 8

“O Turismo é uma realidade, e a rota está sinalizada com a entrega, em mãos, do documento de propostas e recomendações de políticas públicas de turismo para os candidatos e candidatas à Presidência da República e aos governos estaduais”, pontua. Conforme Sampaio, “cabe aos candidatos aproveitar a mobilização e o apoio de tantas instituições, assumir o compromisso em seus planos de governo e, quando eleitos, implementar as ações”, disse Alexandre Sampaio, diretor da CNC, responsável pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur).

Propostas

Para a elaboração das propostas, o movimento Vai Turismo realizou, em 2021 e 2022, mais de 100 encontros técnicos, entre reuniões e workshops, e reuniu cerca de 300 organizações signatárias. Foram desenvolvidos um comparativo entre projetos nacionais e internacionais, pesquisas de percepção e 27 diagnósticos das unidades federativas com base na metodologia de Destinos Turísticos Inteligentes.

Com base na relatoria e na sistematização dos temas em cada estado, os tópicos em comum transformaram-se em demandas regionais, e as prioridades regionais se consolidaram na agenda nacional. Nos meses de junho e julho, o documento foi entregue aos pré-candidatos a presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, Simone Tebet e Luiz Inácio Lula da Silva, e a vice-presidente, Geraldo Alckmin, junto com a Agenda Institucional do Sistema Comércio.

Receba nossas newsletters