Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços

Vai viajar? Veja dicas de como arrumar as malas

shutterstock_133004567

As férias finalmente chegaram. O destino foi escolhido, o hotel está reservado, e os bilhetes já foram emitidos. Agora chegou a hora de arrumar as malas. Essa parte parece ser a mais fácil, mas não se engane. Muita gente sofre com isso por não saber o que deve ou não levar na viagem. E se fizer frio? Devo levar meu secador de cabelo? Perguntas como essas são frequentes, mas simples de responder. Nada como a experiência para que a cada viagem a mala seja mais eficiente e reduzida.

A primeira dica pode não agradar e até parecer besteira, mas ajuda muito, de verdade: fazer uma lista. Coloque nela tudo o que deseja levar e acredita que precisará. Depois, reavalie as escolhas pensando no volume da mala e no peso. Lembre-se que cada pessoa só pode levar uma mala de 23 quilos em viagens nacionais e apenas 5 quilos na bagagem de mão. Já em viagens internacionais, são duas de 32 quilos. Mas não é porque o volume é grande que vale a pena encher a mala. E os souvenires da viagem, onde voltam?

Dê preferência para as peças básicas, que facilitem a combinação. Se tiver algum evento especial, como um jantar ou festa, leve uma roupa bacana, mas que depois possa ser incorporada ao uso nas demais ocasiões. Usar a tática do rolinho pode ajudar a economizar espaço na mala. Se o destino escolhido for calor, ficou fácil. Mas se for frio, a dica é usar roupas em camadas. Uma peça básica, uma blusinha e um casaco por cima. Economizar nos sapatos é fundamental. Leve apenas dois ou três pares que possam se adaptar a diversas situações. Outra dica para economizar espaço é guardar as meias dentro deles.

Levar um cabide para desamassar a roupa é válido, deixe-a pendurada dentro do banheiro enquanto toma banho – o vapor vai deixa-la pronta para usar. Por isso, não se preocupe em levar ferro de passar. Quem não vive sem secador de cabelo, vale dar uma conferida se o hotel já não possui. Muitas vezes basta pedir na recepção esses itens que eles emprestam sem problemas. E você economiza ainda mais lugar na mala.

Independente do tempo de viagem, levar roupa para no máximo 15 dias é suficiente. Elas podem ser lavadas e reutilizadas durante o período. Roupas volumosas podem ser colocadas em sacos a vácuo. Além de economizar espaço, eles podem ser usados para trazer a roupa suja de volta. Não se esqueça de levar acessórios eletrônicos, como cabos USB, fones de ouvido e adaptadores. Eles podem ser acomodados em um estojo para que não se percam ou façam nó no meio das outras coisas.

Outra dica importante é levar consigo um pequeno kit de primeiros socorros. Uma dor de cabeça, ou mal estar podem ocorrer durante a viagem e nesses casos é ideal ter algum tipo de medicamento por precaução. Eles precisam ter prescrição médica – quando necessário – e devem ser despachados. Os líquidos são outro capítulo de dúvida, dê preferência a frascos pequenos, principalmente para aqueles que forem na bagagem de mão. Eles não podem ter mais de 100ml e precisam estar dentro de um saco transparente na hora de passar pela segurança. Garrafas de água também não são permitidas, assim como embalagens aerossol e isqueiros. Armas de fogo então, nem pensar!

Na bagagem de mão é sempre bom ter uma muda de roupa extra, produtos de higiene pessoal (sem esquecer o volume dos líquidos), dinheiro e documentos. Os pertences de valor, como celular, notebook, câmera fotográfica, jóias e coisas desse tipo também devem estar o tempo todo com você. Melhor não arriscar despachar. Para finalizar, confira tudo antes de sair de casa e aproveite a viagem!

Receba nossas newsletters