Lançado nesta segunda-feira (19), durante a cerimônia de abertura do Visit Brasil Summit, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, o Plano Brasis é a nova estratégia de marketing turístico internacional do Brasil. Com foco em posicionar o país como um destino competitivo e desejado no cenário global, o documento estabelece cinco objetivos centrais para ampliar a visibilidade do Brasil no exterior, de forma sustentável e alinhada às tendências do turismo contemporâneo.
Confira, abaixo, os cinco pilares centrais do plano:
1. Alavancar a imagem turística do Brasil no exterior
Mais do que belas paisagens, o Brasil busca projetar uma imagem consistente, moderna e estratégica no exterior. O plano prevê ações para gerenciar a reputação internacional do país, alinhando narrativas com os valores brasileiros e investindo em campanhas de marketing que despertem o desejo de visita. O foco é comunicar um Brasil plural, criativo, diverso e sustentável.
2. Aumentar o número de turistas internacionais
Um dos objetivos mais diretos da estratégia é elevar o volume de visitantes estrangeiros no país. Para isso, o plano aposta em rotas prioritárias, inteligência de mercado e ações promocionais nos principais emissores internacionais. O incremento do fluxo turístico está ligado à criação de oportunidades econômicas e à geração de empregos no setor.
3. Aumentar a receita turística com viagens internacionais ao Brasil
Mais que atrair, é preciso qualificar o turismo. O Plano Brasis foca na atração de visitantes com maior poder aquisitivo e na ampliação do tempo de permanência no país, como forma de aumentar a receita média por turista. Experiências autênticas, produtos de alto valor agregado e o fortalecimento do turismo de luxo estão no radar das ações.
4. Promover uma distribuição equilibrada e sustentável dos fluxos turísticos
Evitar a concentração do turismo em poucos destinos e períodos do ano é um dos desafios enfrentados. O plano propõe uma distribuição mais justa dos fluxos turísticos, incentivando a visitação a diferentes regiões do Brasil, de forma a mitigar impactos negativos, fomentar o desenvolvimento local e valorizar a diversidade cultural e natural do país.
5. Fortalecer a gestão de atores para potencializar a competitividade
Por fim, o sucesso da estratégia depende de uma governança eficiente e articulada. O plano prevê o fortalecimento da articulação entre órgãos públicos, iniciativa privada e sociedade civil, com foco em alinhar esforços, otimizar investimentos e tornar o Brasil mais competitivo internacionalmente.
O Plano Brasis representa um novo momento para o turismo brasileiro, que passa a atuar de forma mais estratégica, com metas claras e ações voltadas para consolidar o país como protagonista global no setor. Confira o plano completo aqui.