A indústria dos jogos digitais, que hoje ocupa a segunda colocação entre os negócios de entretenimento no mundo ganhou, nesta sexta-feira (1º) incentivadores fundamentais para o seu desenvolvimento através do concurso ‘Brasil Tá Pra Game’, que também irá ajudar a promover a chegada de mais turistas internacionais ao país.
A Embratur, por meio do EmbraturLAB, em parceria com a Prefeitura do Rio e a Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games (Abragames), premiou três entre dez jogos digitais pré-selecionados no concurso, que envolveu 51 participantes de todo o país. A cerimônia foi realizada na Arena Gamer do Engenhão, no Rio de Janeiro.
O primeiro colocado foi o jogo “Língua”, do Estúdio Guilherme Giacomini, de São Paulo, seguido do projeto “Árida”, do Estúdio Aoca Game Lab, da Bahia. Em terceiro ficou o jogo “Aleijadinho Virtual”, do Estúdio Studio KwO, do Rio de Janeiro. O vencedor receberá um prêmio de R$ 70 mil. Segundo e terceiro colocados levam R$ 40 mil.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, explicou que o prêmio fez parte da estratégia da Embratur de promover o turismo brasileiro por meio de conteúdos audiovisuais, com ênfase no crescente mercado de games. Os jogos digitais, lembra Freixo, possuem um forte potencial para influenciar escolhas de consumo e posicionar o Brasil como um destino turístico inovador e atraente.
“A indústria dos jogos é relativamente recente e possui grande potencial econômico e gerador de impactos: introduzem novas tecnologias e inovações em outros setores da economia, a exemplo do turismo. Nosso objetivo é tornar o turismo brasileiro competitivo internacionalmente, proporcionando uma experiência completa para os turistas e destacando os destinos turísticos do país através dos elementos da cultura brasileira, incluindo seu patrimônio artístico, histórico e cultural, utilizando jogos”, explicou.
Rodrigo Terra, presidente da Abragames, destacou a importância do concurso para o segmento. “A parceria entre a Abragames e a Embratur é fundamental para expandir e consolidar o Brasil como potência industrial, cultural e turística, apresentando nossas histórias, nossas paisagens, nossa sociedade e nossa criatividade através dos games”, observou.
Os critérios de avaliação do concurso foram: qualidade técnica, game design (inovação na mecânica de jogo, engajamento), narrativa, arte, áudio, tecnologia e diversidade.
Confira mais informações sobre os jogos premiados
- 1° colocado – Jogo “Língua” do Estúdio Guilherme Giacomini (São Paulo)
Mostra a riqueza do folclore brasileiro e da nossa cultura nordestina. Ele apresenta elementos arquitetônicos, fauna, flora e linguagem, únicos da região, principalmente do interior da Bahia. Também tem na sua trilha sonora grande influência dos ritmos brasileiros como baião, chorinho e bossa nova. Tudo isso feito de uma forma lúdica, em uma história envolvente que exalta nossa cultura e desperta curiosidade em quem ainda não a conhece.
- 2º colocado – Jogo “Árida” do Estúdio Aoca Game Lab (Bahia)
Game de aventura com versões para PC e Mobile, apresenta a jornada migratória de Cícera, uma menina de 13 anos que reside em pleno sertão do século XIX. Abandonada pelos pais, foi criada pelo Vô Tião, um ex -vaqueiro que é a sua fonte de conhecimento. Afetados por uma grande seca, se confortam nos boatos sobre a existência de uma terra prometida bem no meio do sertão. Lá, dizem, “a seca não se cria. Os barrancos são de cuscuz e os rios são de leite”. Decidem então seguir uma romaria em busca do tal lugar.
- 3º colocado – Jogo “Aleijadinho Virtual” do Estúdio Studio KwO (Rio de Janeiro)
Janela interativa para a vida e obra do maior artista do Brasil Colonial. Une uma experiência em realidade virtual (VR) e uma exposição em realidade aumentada (AR). O projeto nos permite conhecer de perto o Patrono das Artes do Brasil, levando o jogador a cidades históricas mineiras onde viveu, como Ouro Preto e Congonhas. A digitalização 3D de obras e igrejas permite apreciar o legado do artista em todos os detalhes, numa experiência inesquecível. Aleijadinho é recriado de maneira fiel às pesquisas históricas, mas com uma linguagem contemporânea e tocando em temas atuais como sua raça. Na exposição com realidade aumentada interagimos com suas obras como hologramas em alta definição, usando a câmera do celular.
Destaques
Destaque por qualidade técnica – Jogo “Teleforum”, do Estúdio Monumenta Collab (Distrito Federal)
O jogo desenvolve um clima de horror incômodo e atmosférico ao contar a história de dois repórteres que vão à casa de uma viúva para fazer uma matéria sensacionalista sobre a morte de seu marido — o qual morreu durante uma transmissão ao vivo na noite passada. O jogo aborda temas como obsessão e sensacionalismo da mídia em uma história que coloca atenção no emocional da personagem abordada pelos repórteres, e então desenvolve seus temas através de uma narrativa cíclica cheia de mistérios e segredos. Foi vencedor das categorias Melhor Design, Melhor Narrativa e Melhor Áudio no SBGames 2023, e também participante do Panorama Brasil na GAMESCOM Latam 2024.
Destaque por promoção da cultura regional brasileira – Jogo “Maranhão Encantado”, do Estúdio Trapcat (Maranhão)
Jogo de quebra-cabeças onde você deve combinar encantos iguais (lendas da cultura maranhense e brasileira) para liberar novos encantos e vencer o jogo! O jogo combina isso numa jogabilidade fácil de aprender porém difícil de masterizar, tornando a experiência do jogador ainda mais interessante.