Câmbio:

Idiomas:

Viagens internacionais: pagamento com Pix já é possível em alguns países

Foto de Beatriz do Vale

Beatriz do Vale

Publicado - 16/06/2025 - 07:50

PIX 1 e1749821913967 Viagens internacionais: pagamento com Pix já é possível em alguns países
Algumas cidades do exterior usam ferramenta por meio de acordos pontuais entre instituições (Divulgação/Banco Central)

O Pix é um sistema de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central do Brasil que permite a realização de transações financeiras de forma rápida, segura e gratuita para pessoas físicas, utilizando seu celular e sem a necessidade de intermediários, como cartões.

Embora ainda não exista seja uma regulamentação internacional pelo órgão, iniciativas privadas têm viabilizado o uso dessa modalidade em outros países, por meio de acordos pontuais entre instituições, para permitir que estabelecimentos em outros países recebam pagamentos via Pix. Ciudad Del Este, no Paraguai, é um dos lugares que integraram esse tipo de pagamento. Também é possível encontrar em alguns estabelecimentos em Lisboa, Buenos Aires ou Miami.

Para que o Pix seja ampliado é necessário uma implementação do sistema Nexus, iniciativa do Banco de Compensações Internacionais (BIS) para integrar pagamentos instantâneos de diferentes países. Desta forma os brasileiros conseguirão enviar e receber valores pelo Pix fora do país com mais facilidade e clareza sobre taxas e cotações.

O Braza Bank, por exemplo, atua como intermediário entre o consumidor brasileiro e estabelecimentos parceiros em Paraguai, Estados Unidos e Portugal. Neste último, a fintech permite que o turista brasileiro pague em real, onde o valor é calculado mediante uma média da cotação do dólar e do euro do dia (lojistas tendem a aumentar) e convertido para euros e repassado à loja, com cobrança de taxa.

“Temos dois modelos de atuação: em alguns casos, repassamos o valor direto para a conta da loja. Em outros, fazemos a transferência para o credenciador local, que então liquida com o lojista”, explicou Marcelo Sá, diretor de Negócios do Braza Bank, ao InfoMoney. Para ele, mesmo com a incidência do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), o modelo ainda é competitivo frente ao cartão de crédito.

Pagamentos instantâneos em outros países

Além do Brasil, outros países já contam com sistemas semelhantes ao Pix, que seguem a mesma lógica de operação imediata:

Reino Unido: o Faster Payments System permite transferências em segundos entre contas, 24 horas por dia;

União Europeia: o sistema SEPA Instant Credit Transfer (SCT Inst) possibilita transferências em euros em até 10 segundos;

Estados Unidos: o FedNow, lançado em 2023, é uma iniciativa do Federal Reserve para agilizar transferências entre bancos;

Índia: o UPI (Unified Payments Interface) é um dos sistemas mais avançados, permitindo transferências entre diferentes bancos e carteiras digitais;

Austrália: o NPP (New Payments Platform) também permite pagamentos instantâneos e opera 24 horas por dia.