Câmbio:

Idiomas:

Wicked na Broadway oferece tradução em português e mira turistas brasileiros

Foto de Ana Azevedo

Ana Azevedo

Publicado - 18/06/2025 - 18:11

Cathy Murphy do Wicked 1 2 e1750280945575 Wicked na Broadway oferece tradução em português e mira turistas brasileiros
Cathy Murphy, do Wicked (Ana Azevedo/M&E)

CHICAGO  – Um dos maiores sucessos da Broadway, o musical Wicked, está reforçando seu foco no mercado brasileiro ao disponibilizar tradução simultânea em português durante suas apresentações no tradicional Gershwin Theatre, em Nova York. A informação foi confirmada por Cathy Murphy, consultora de marketing da produção, durante o IPW 2025, a principal feira internacional de turismo dos Estados Unidos, realizada este ano no McCormick Place, em Chicago.

Em cartaz há 22 anos, Wicked é atualmente uma das três produções mais longevas da Broadway. A peça já foi assistida por quase 15 milhões de pessoas em Nova York e ultrapassou a marca de 58 milhões de espectadores em todo o mundo, com apresentações nos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália. A receita global já passa de US$ 4,2 bilhões, consolidando o espetáculo como um dos maiores sucessos comerciais da história do teatro.

Segundo Murphy, uma das grandes inovações do musical é o sistema de áudio-guia multilíngue, que não interfere na experiência ao vivo: “Temos aparelhos de tradução disponíveis em sete idiomas, incluindo o português. Isso permite que turistas acompanhem a história em tempo real, sem perder a emoção da performance”, explicou.

O recurso é especialmente útil para visitantes internacionais. “Minha família é colombiana e não falava inglês. Quando vieram assistir a Wicked na Broadway, entenderam tudo com a ajuda do aparelho”, contou.

O musical já tem uma conexão estabelecida com o público brasileiro: uma produção nacional foi encenada em 2016 no Teatro Renault, em São Paulo. O sucesso local reforçou o interesse do público do Brasil pelo espetáculo original.

“Notamos um número significativo de brasileiros na plateia. Com a tradução, a experiência se torna ainda mais acessível”, afirmou Cathy Murphy.

A participação no IPW marca a primeira vez que a equipe de Wicked promove o musical diretamente ao trade turístico internacional. O objetivo é aproximar a produção de agentes de viagem, operadores e turistas que planejam visitar Nova York.

“Estamos aqui porque queremos que o mundo experimente a mágica de Wicked ao vivo. É uma história sobre amizade, aceitação e resistência – mensagens que o mundo precisa agora”, concluiu Murphy.

Com oito apresentações semanais durante o ano inteiro, Wicked segue como uma das principais atrações culturais da Broadway.

*O M&E viaja com proteção da GTA e apoio da Shift Mobilidade.