
Reunião entre MTur e Voetur abordou inovações no apoio à comercialização do turismo no Brasil. (Divulgação/MTur)
A secretária nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo (MTur), Cristiane Sampaio, e o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Técnicos do órgão, Wilken Souto, receberam nesta terça-feira (15), em São Paulo (SP), representantes da operadora Voetur, que apresentaram um conjunto de inovações tecnológicas voltadas à modernização da promoção e do apoio à comercialização do setor no Brasil. O encontro ocorreu durante a WTM-LA, na capital paulistana.
As soluções da Voetur têm como foco auxiliar as estratégias do Salão e do Feirão Nacional do Turismo. Os eventos, organizados pelo Ministério do Turismo, buscam ampliar o acesso a destinos turísticos brasileiros no interior do Brasil e facilitar a comercialização de roteiros e atrativos por agências de viagens. Na reunião, foi exposta uma plataforma de marketplace desenvolvida pela Voetur para conectar prestadores de serviços turísticos a consumidores de todo o país.
“A tecnologia é uma aliada fundamental para descentralizar e democratizar o turismo. Precisamos investir em soluções que permitam ampliar a participação de pequenos negócios e facilitar o acesso do turista a tudo o que o Brasil tem a oferecer”, enfatizou a secretária Cristiane Sampaio.
Durante a apresentação, a Voetur detalhou as funcionalidades da plataforma, que incluem uma vitrine digital de pacotes, a integração com outros sistemas e análises de dados em tempo real. “O uso estratégico da tecnologia tem o poder de transformar o turismo nacional em uma vitrine permanente. Essas soluções ampliam a competitividade dos destinos e fortalecem o setor em todas as regiões do país”, destacou Wilken Souto.
O diretor de Negócios de Lazer da Voetur, Paulo Pimenta, explicou que as inovações foram concebidas com foco na gestão e na eficiência operacional das agências de viagens. “Estamos entregando algo que contribui diretamente para a organização e a expansão das vendas de serviços turísticos, conectando quem oferece com quem procura”, apontou Pimenta.