Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Tecnologia

​Brasil é o 3º país com mais “viajantes conectados” no mundo

A América do Sul conta com a maior proporção de Viajantes Conectados em todo o mundo (57%)

A América do Sul conta com a maior proporção de Viajantes Conectados em todo o mundo (57%)


O uso do smartphone durante todo o processo de viagem está em ascensão, revela o estudo TripBarometer Viajante Conectado divulgado hoje pelo TripAdvisor. A pesquisa define os Viajantes Conectados como aqueles que usam o smartphone para planejar ou reservar uma viagem e fornece uma visão aprofundada de seus hábitos e comportamentos.

Confira os dados abaixo

Os resultados mostram que a América do Sul conta com a maior proporção de Viajantes Conectados em todo o mundo (57%), seguida por Oriente Médio (55%) e Ásia (49%). No Brasil, esse índice é de  59%, atrás apenas da China e da Tailândia, ambos com 65%.

“Para mim, não existe a possibilidade de realizar uma viagem sem utilizar o meu smartphone. Além de fazer todo o planejamento por meio do meu aparelho, durante a viagem, eu o utilizo para fazer o check-in e já aproveito para tirar fotos com os meus amigos no aeroporto para mostrar a todos como viajar me deixa feliz”, diz Ariane Ianicelli, usuária do TripAdvisor. “Apesar de planejar o roteiro com base nas avaliações dos viajantes com antecedência, meu smartphone me ajuda a encontrar diferentes opções de restaurantes e atrações perto do local onde eu me encontro”, completa Ariane.

O levantamento identificou que 45% dos Viajantes Conectados costumam usar seus smartphones para reservar atrações, 72% usam seus aparelhos para procurar restaurantes enquanto estão de férias e 34% esperam que as acomodações ofereçam check-in via dispositivos móveis.

O estudo faz parte do TripBarometer, realizado em nome do TripAdvisor pela Ipsos. Ao todo, foram conduzidas 44 mil entrevistas com viajantes e representantes do setor hoteleiro em todo o mundo.

Reservas via smartphone em ascensão – O uso de aplicativos de reservas de viagens têm crescido a cada dia – de acordo com o levantamento, o número de turistas que utilizam esse tipo de recurso para reservar acomodações tem dobrado ano a ano. Em 2014, cerca de 4% dos entrevistados afirmaram reservar hotéis por meio de aplicativos – esse número cresceu para 8% este ano.

Entre os Viajantes Conectados, esse montante é de 11%. Um e cada cinco viajante desse grupo afirmam que fazem reservas por meio de aplicativos pelo fato de ser uma forma mais fácil e/ou rápida para finalizar o processo e 29% acreditam que assim é possível encontrar melhores preços.

Com relação ao uso do dispositivo móvel para fazer reservas, os Viajantes Conectados são duas vezes mais propensos a esse hábito do que os outros turistas. Notebooks e computadores, no entanto, ainda são os mais utilizados para fazer as reservas de hotéis: 50% dos Viajantes Conectados usaram notebooks e 32% usaram o computador para reservar a acomodação em sua última viagem.

A tendência de utilização de plataformas móveis é ainda mais aparente quando se trata de atividades durante as viagens, onde o smartphone torna-se o segundo dispositivo de reserva mais popular, apenas atrás do notebook: 45% dos Viajantes Conectados afirmam que utilizam seus smartphones para planejar atividades em suas viagens, enquanto 55% diz que utilizam o notebook.

Esta última estatística, aliás, é o ponto que mostra uma das maiores discrepâncias os Viajantes Conectados e os demais turistas, já que apenas 28% dos viajantes pertencentes ao segundo grupo, usam seus smartphones para planejar coisas para fazer antes das férias.

Smartphone torna-se o companheiro essencial de viagem – Os Viajantes Conectados são mais propensos a utilizar seus smartphones para organizar suas viagens de forma mais eficiente (44%) e reservar acomodações durante as viagens (37%). Além disso, eles tendem a usar seus dispositivos para fazer pesquisas quando já estão no destino: 72% usam seus smartphones para procurar restaurantes, 67% para procurar o que fazer e 64% para ler avaliações.

Como os smartphones

são usados hoje

Viajantes Conectados

Viajantes Globais

Informações sobre

o trajeto/mapas

81%

67%

Busca de restaurantes

72%

56%

Informações sobre

o que fazer

67%

51%

Ler avaliações

64%

47%

Busca de hotéis

50%

36%

Fazer reservas de

restaurantes

46%

36%

O que influencia os Viajantes Conectados? Os Viajantes Conectados almejam uma experiência de planejamento de viagem mais personalizada – eles são mais propensos a citar o TripAdvisor, boca-a-boca e conteúdos postados por amigos ou familiares como fontes de informação altamente influentes quando planejam uma viagem.

Fontes para

planejar a viagem

% de
Viajantes Conectados que citam a fonte como influente

% de
Viajantes Globais que citam a fonte como influente

TripAdvisor

45%

38%

Boca-a-boca

32%

27%

Conteúdo postado por viajantes

32%

25%

Conteúdo postado por amigos/família

29%

24%

Guias de Viagem online

19%

16%

Receba nossas newsletters