O uso do smartphone durante todo o processo de viagem está em ascensão, revela o estudo TripBarometer Viajante Conectado divulgado hoje pelo TripAdvisor. A pesquisa define os Viajantes Conectados como aqueles que usam o smartphone para planejar ou reservar uma viagem e fornece uma visão aprofundada de seus hábitos e comportamentos.
Confira os dados abaixo
Os resultados mostram que a América do Sul conta com a maior proporção de Viajantes Conectados em todo o mundo (57%), seguida por Oriente Médio (55%) e Ásia (49%). No Brasil, esse índice é de 59%, atrás apenas da China e da Tailândia, ambos com 65%.
“Para mim, não existe a possibilidade de realizar uma viagem sem utilizar o meu smartphone. Além de fazer todo o planejamento por meio do meu aparelho, durante a viagem, eu o utilizo para fazer o check-in e já aproveito para tirar fotos com os meus amigos no aeroporto para mostrar a todos como viajar me deixa feliz”, diz Ariane Ianicelli, usuária do TripAdvisor. “Apesar de planejar o roteiro com base nas avaliações dos viajantes com antecedência, meu smartphone me ajuda a encontrar diferentes opções de restaurantes e atrações perto do local onde eu me encontro”, completa Ariane.
O levantamento identificou que 45% dos Viajantes Conectados costumam usar seus smartphones para reservar atrações, 72% usam seus aparelhos para procurar restaurantes enquanto estão de férias e 34% esperam que as acomodações ofereçam check-in via dispositivos móveis.
O estudo faz parte do TripBarometer, realizado em nome do TripAdvisor pela Ipsos. Ao todo, foram conduzidas 44 mil entrevistas com viajantes e representantes do setor hoteleiro em todo o mundo.
Reservas via smartphone em ascensão – O uso de aplicativos de reservas de viagens têm crescido a cada dia – de acordo com o levantamento, o número de turistas que utilizam esse tipo de recurso para reservar acomodações tem dobrado ano a ano. Em 2014, cerca de 4% dos entrevistados afirmaram reservar hotéis por meio de aplicativos – esse número cresceu para 8% este ano.
Entre os Viajantes Conectados, esse montante é de 11%. Um e cada cinco viajante desse grupo afirmam que fazem reservas por meio de aplicativos pelo fato de ser uma forma mais fácil e/ou rápida para finalizar o processo e 29% acreditam que assim é possível encontrar melhores preços.
Com relação ao uso do dispositivo móvel para fazer reservas, os Viajantes Conectados são duas vezes mais propensos a esse hábito do que os outros turistas. Notebooks e computadores, no entanto, ainda são os mais utilizados para fazer as reservas de hotéis: 50% dos Viajantes Conectados usaram notebooks e 32% usaram o computador para reservar a acomodação em sua última viagem.
A tendência de utilização de plataformas móveis é ainda mais aparente quando se trata de atividades durante as viagens, onde o smartphone torna-se o segundo dispositivo de reserva mais popular, apenas atrás do notebook: 45% dos Viajantes Conectados afirmam que utilizam seus smartphones para planejar atividades em suas viagens, enquanto 55% diz que utilizam o notebook.
Esta última estatística, aliás, é o ponto que mostra uma das maiores discrepâncias os Viajantes Conectados e os demais turistas, já que apenas 28% dos viajantes pertencentes ao segundo grupo, usam seus smartphones para planejar coisas para fazer antes das férias.
Smartphone torna-se o companheiro essencial de viagem – Os Viajantes Conectados são mais propensos a utilizar seus smartphones para organizar suas viagens de forma mais eficiente (44%) e reservar acomodações durante as viagens (37%). Além disso, eles tendem a usar seus dispositivos para fazer pesquisas quando já estão no destino: 72% usam seus smartphones para procurar restaurantes, 67% para procurar o que fazer e 64% para ler avaliações.
Como os smartphones são usados hoje | Viajantes Conectados | Viajantes Globais |
Informações sobre o trajeto/mapas | 81% | 67% |
Busca de restaurantes | 72% | 56% |
Informações sobre o que fazer | 67% | 51% |
Ler avaliações | 64% | 47% |
Busca de hotéis | 50% | 36% |
Fazer reservas de restaurantes | 46% | 36% |
O que influencia os Viajantes Conectados? Os Viajantes Conectados almejam uma experiência de planejamento de viagem mais personalizada – eles são mais propensos a citar o TripAdvisor, boca-a-boca e conteúdos postados por amigos ou familiares como fontes de informação altamente influentes quando planejam uma viagem.
Fontes para | % de | % de |
TripAdvisor | 45% | 38% |
Boca-a-boca | 32% | 27% |
Conteúdo postado por viajantes | 32% | 25% |
Conteúdo postado por amigos/família | 29% | 24% |
Guias de Viagem online | 19% | 16% |