
Usuários do sistema Android receberam notificação por volta das 2h15 da manhã com medidas de segurança (Beatriz do Vale/M&E)
Nas primeiras horas desta sexta-feira (14), moradores de São Paulo e do Rio de Janeiro, usuários do sistema Android, foram surpreendidos com uma notificação do Google sobre possíveis tremores de magnitude de até 5,5 na região de Ubatuba, litoral paulista próximo ao Rio. Residentes da capital também receberam.
No alerta também há medidas de segurança caso o fenômeno aconteça:
- usar sapatos;
- verificar saídas de gás;
- evitar construções danificadas.
Por meio das redes sociais, a Defesa Civil de São Paulo informou que não emitiu nenhum alerta e que “até o momento, não há registro de ocorrência relacionada com possível terremoto no estado”.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) e o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (ESMC), principais órgãos de monitoramento de terremotos, também não registraram ocorrências. Já o Centro de Sismologia da USP ficou fora do ar após envio do alerta.
Vale ressaltar que o sistema de alerta do Android funciona com sensores dos próprios dispositivos para emitir notificações caso sejam detectadas movimentações sísmicas com base em dados globais.
Apesar do Brasil não estar localizado em uma zona de grande atividade sísmica, pequenos tremores ocorrem ocasionalmente, principalmente em áreas próximas ao litoral e regiões de falhas geológicas.
*O M&E segue apurando e atualizando esta informação