Turismo, Tecnologia, Tendência. Esses são os pilares do T3, um projeto que tem como objetivo promover o mindset de inovação no tradicional mercado de turismo brasileiro. Para isso, diversos atores da cadeia produtiva do setor, como poder público, travel techs, startups e instituições de ensino se reuniram para fomentar, estimular e incentivar a proposição de soluções criativas, tecnológicas e inovadoras para o turismo.
O trabalho é uma parceria entre MaxMilhas, Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, através do chamamento público do Laboratório Aberto da PBH, e Sebrae-MG.
O ponto de partida do T3 foram oficinas de design thinking para mapear os desafios do turismo no Brasil. Além da MaxMilhas e da Belotur, participaram desta etapa nomes como Clickbus, BH Airport, Sympla, Observatório do Turismo, Sebrae-MG, Universidade Estadual de Minas Gerais e Universidade Federal de Minas Gerais.
Para Max Oliveira, CEO da MaxMilhas, as travel techs representam um papel de agentes transformadores. “O setor de turismo chegou a representar, antes da pandemia, 10,4% no PIB mundial e, agora, tem o desafio de se reinventar para que se recupere. E nós, que temos a inovação em nosso DNA, podemos contribuir de maneira efetiva para isso”, afirma.
Em outubro, o T3 entra na etapa dos meetups. Serão três encontros virtuais (nos dias 6, 14 e 20) para troca de experiências e discussão de estratégias para a digitalização do turismo. As mesas-redondas contarão com a presença de representantes da MaxMilhas, Airbnb, ClickBus, Onfly e Sympla. Os eventos serão online, gratuitos e abertos a todos os públicos (inscreva-se). Na sequência, o T3 irá promover um hackathon, ainda em outubro, e um programa de pré-aceleração, em novembro.
“A proposta, objeto deste encontro, segue na mesma linha de raciocínio: a colaboração em prol do desenvolvimento do turismo. Assim, seguimos em uma jornada rumo à mudança de paradigma no turismo em busca de acompanhar as tendências de mercado e do uso da tecnologia a favor do setor. Com isso, buscamos fomentar, estimular e incentivar a proposição de soluções criativas, tecnológicas e inovadoras para o turismo em Belo Horizonte”, comenta Gilberto Castro, presidente da Belotur.