Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política / Tecnologia

Ministério do Turismo lança cartilha sobre como atender bem turistas idosos

1 2 Ministério do Turismo lança cartilha sobre como atender bem turistas idosos

Segundo levantamento, buscas por bilhetes aéreos dos passageiros acima de 65 anos aumentou cerca de 46% em relação ao ano anterior

Uma das cartilhas de “como atender bem” disponíveis no Portal do Ministério do Turismo desmistifica aquelas velhas crenças de que a pessoa idosa não tem ânimo para viajar, gosta de ficar em casa e quando vai viaja, prefere sempre estar em grupos e excursões. Ao contrário do que muitos pensam, a idade não é um impeditivo para uma vida socialmente ativa. De acordo com o Guia, algumas recomendações precisam ser levadas em conta para incluir os idosos no turismo. São elas:

  • Identificar as necessidades específicas de cada pessoa idosa.
  • Buscar ferramentas para tratar as pessoas idosas com dignidade e respeito.
  • Sentir-se seguro com as pessoas idosas, escutá-las e aprender com elas.
  • Fazer com que elas tenham prazer em viajar, participem das atividades de recreação, sintam-se confortáveis e à vontade em todos os momentos, o que aumentará sua sensação de bem-estar físico.
  • Tratá-las com consideração, respeito, compreensão e amabilidade para que se sintam acolhidas, animadas e alegres.
  • Proporcionar entretenimento e oportunidades de novas amizades

No que se refere a empreendimentos e atrativos turísticos, é sempre importante lembrar sobre itens de segurança importantes para todos, mas especialmente para essa população, que algumas vezes pode apresentar mobilidade reduzida. Disponibilizar corrimãos nas escadas e declives, evitar degraus muito altos, adequar pisos para serem antiderrapantes, em caso de pacotes turísticos, dar preferência a atrativos e equipamentos adaptados às normas e padrões de acessibilidade, são algumas das dicas disponíveis.

UNIDADES HABITACIONAIS (UHs) – A Lei Brasileira da Inclusão prevê que no mínimo 10% das unidades habitacionais de cada meio de hospedagem seja acessível, sendo obrigatória pelo menos uma unidade por estabelecimento. Os meios de hospedagem têm o final deste ano para adequarem suas UHs. O mobiliário das UHs deve ser disposto de maneira a não obstruir o espaço livre de circulação para o acesso ao sanitário, camas e armários, bem como ter dimensões em condições de alcance manual e visual.

MEIOS DE TRANSPORTE – A Legislação Brasileira assegura, em terminais, estações, e pontos de parada e veículos, espaços para atendimento, assentos preferenciais e meios de acesso devidamente sinalizados. Exemplos de acessibilidade nos transportes podem ser observados quando há o nivelamento do piso do ônibus com a calçada, além da previsão de assentos especiais dentro do veículo. O Estatuto da Pessoa Idosa assegura o direito do acesso de pessoas idosas à gratuidade ou ao desconto de, no mínimo, 50% no valor das passagens interestaduais – ônibus, trens ou barcos.

OUTROS ESPAÇOS – Além das unidades habitacionais, as áreas de lazer, salas de ginástica, piscinas, saunas, auditórios, salas de jogos e salas de convenções devem ser acessíveis. No caso da piscina, recomenda-se que o piso do entorno não seja escorregadio e o acesso à água seja feito por meio de degraus, rampas submersas ou equipamentos de transferência. Também é recomendável a instalação de barras de apoio nas bordas internas das piscinas.

Receba nossas newsletters