Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Política / Tecnologia

Programa “Voa Brasil” segue sendo usado em sites falsos para roubos; veja como se previnir

webinar 1 Programa "Voa Brasil" segue sendo usado em sites falsos para roubos; veja como se previnir

Com o lançamento oficial do programa, a empresa espera que golpes usando esse tema aumentarão (Divulgação)

A empresa global de cibersegurança e privacidade digital Kaspersky identificou sites falsos usando o nome do programa “Voa Brasil”, que só dever ser lançado este ano, para realizar golpes online. Com um layout convincente e o suposto oferecimento de passagens aéreas, esses portais roubam dados pessoais e bancários. Com o lançamento oficial do programa, a empresa espera que golpes usando esse tema aumentarão. Saiba identificar a fraude com as dicas de segurança dos especialistas da Kaspersky.

No exemplo trazido pela Kaspersky, um dos sites possui uma construção de layout convincente, com a explicação dos descontos exclusivos, indicando quem consegue participar – dados que estão disponíveis no site oficial do programa. Na aba inferior, possui contatos, endereço e políticas de privacidade com os respectivos hiperlinks – mais uma vez, detalhes que destacam como esse golpe foi criado com atenção, pois essas características normalmente não estão presentes em sites falsos comuns.

“É sempre importante as pessoas desconfiarem das mensagens, principalmente se vierem de redes sociais, aplicativos de conversa e e-mails. Os criminosos aproveitam novidades e temas comentados na imprensa, como os prometidos pelo programa, para que suas táticas sejam mais verídicas. No entanto, os ataques podem ser evitáveis se o usuário se manter atento e desconfiar, desde a busca do site para as possíveis passagens até o pagamento do serviço. É importante conferir o que está sendo acessado e onde você está colocando suas informações pessoais pois, com as atualizações de fraudes, todo cuidado é pouco”, comenta Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina.

Para não ser vítima desse tipo de golpe, a Kaspersky recomenda

  • Suspeite sempre de links recebidos por e-mails, SMSs ou mensagens de WhatsApp, principalmente quando o endereço parece suspeito
  • Sempre verifique o endereço do site para onde foi redirecionado, endereço do link e o e-mail do remetente para garantir que são genuínos antes de clicar, além de verificar se o nome do link na mensagem não aponta para outro hyperlink.
  • Verifique se a notícia é verdadeira acessando o site oficial da empresa ou organização – ou os perfis nas redes sociais.
  • Se não tiver certeza de que o site da empresa é real e seguro, não insira informações pessoais.
  • Use soluções de segurança confiáveis para ter uma proteção em tempo real para quaisquer tipos de ameaças.
Receba nossas newsletters