A Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) e a unico, empresa de soluções em identidade digital, expandiram parceria e evitaram que as locadoras de veículos tivessem, em 2021, um prejuízo superior a R$ 85 milhões causados por fraudes.
Com a aquisição no ano passado de 100% das atividades da CredDefense, empresa antifraude que utiliza sistema de biometria facial, a unico expandiu sua atuação para o mercado de locadoras de veículos, levando mais segurança e longevidade para os negócios que ficaram protegidos de golpes.
Em 2022, a unico, juntamente com a ABLA, pretende democratizar ainda mais o acesso à solução unico|check e trazer inovação via tecnologia para auxiliar as locadoras espalhadas pelo Brasil. A iniciativa visa contemplar todos os negócios igualmente, principalmente por conta do impacto que esse tipo de dano por causar às empresas menores.
“O tipo de fraude mais comum em locadoras é a não devolução do automóvel, que gera um prejuízo médio de R$ 70 mil.”
A aliança funcionará da seguinte forma: a unico irá disponibilizar a tecnologia de biometria facial, por meio do unico|check, para as locadoras associadas a ABLA sem a necessidade de uma franquia mínima. Logo, as mais de 11 mil locadoras de grande, médio e pequeno portes terão acesso à plataforma.
“Para nós, da ABLA, é de extrema importância auxiliar as locadoras do Brasil a evitar fraudes e manterem seus negócios lucrativos. O segmento sofreu transformações e temos altas demandas de aluguel, por exemplo. É preciso garantir que as inovações sejam eficientes e aconteçam de forma segura para o setor”, ressalta a gerente da ABLA e responsável pelas parcerias de negócios da associação, Francine Evelyn.
Mercado de locação no Brasil
A pandemia da Covid-19 movimentou o mercado de locadoras de automóveis de uma maneira inesperada. Mesmo com a dificuldade na compra de veículos, devido à paralisação das fábricas e a alta nos preços de carros novos, 46,3% das locadoras aumentaram suas frotas e, nos próximos 12 meses, 60,8% das empresas do setor têm intenção de ampliar suas frotas, de acordo com a Pesquisa ABLA/MDA, realizada ao final do ano passado.
Um levantamento realizado pela Similarweb, plataforma de inteligência de mercado global, mostrou que o segmento de aluguel e assinatura de carros vem crescendo nos últimos anos. Segundo a empresa, somente em 2021 a procura por aluguel de carros cresceu 56% no país.