Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Tudo que você precisa saber sobre a BTL 2023

BTL 2022

Edição deste ano prevê superar o volume de 45 mil visitantes, número da edição de 2022 (Pedro Menezes/M&E)

A 33ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), datada para ocorrer entre 1º a 5 de março na FIL – Parque das Nações, em Portugal, prevê superar o volume de 45 mil visitantes, número da edição de 2022. “Não temos qualquer dúvida que esse número será alcançado e ultrapassado. A BTL de 2022 aconteceu ainda sob muitas restrições provocadas pela pandemia, com avanços e recuos, e num ambiente de incerteza. Hoje isso já está ultrapassado.

“Estamos apostando em cativar mais visitantes profissionais para a feira e, igualmente, apostando na animação do fim de semana organizado não só por nós, BTL, mas também pelas regiões de turismo, pelos destinos internacionais e pela oferta das agências de viagens que, seguramente, apostam em promoções especiais de viagens que contribuirão para trazer milhares de consumidores/visitantes até à BTL”, declara Dália Palma, gestora da feira.

O encontro profissional dará destaque ao Enoturismo e às ofertas do nicho em Portugal, bem como ao público LGBTQIA+, com o gancho da EuroPride em Lisboa, em 2025. Os temas Cultura, Festivais de Música, Natureza, Tecnologias e Digital também estarão em evidência. Outra aposta em 2023 será a Bolsa de Formação e Empregabilidade da BTL, aproximando os empregadores e os candidatos.

“Estamos trabalhando para realizar uma feira ainda melhor e maior, com uma oferta diferenciada e uma aposta redobrada na vertente da venda direta ao consumidor”, diz Pedro Braga, diretor geral adjunto da Lisboa Feiras Congressos e Eventos.

Em relação aos negócios, são esperados 125 hosted buyers internacionais de 26 mercados de origem. “Vamos continuar a apostar em buyers mais qualificados, numa mistura equilibrada entre novos players e operadores que já conhecem a qualidade e diversidade do destino Portugal. Ambicionamos uma BTL com cada vez mais expositores e que a feira seja o espelho da excelência do Portugal turístico”, declarou Dália.

Em termos de inovação, a BTL 2023 terá o regresso do BTL LAB, espaço que pretende ser um hub de conhecimento e troca de ideias dedicado a talks, apresentações e exposições ligadas à área das tecnologias.

Presença de brasileiros

Mais uma vez, a presença do trade brasileiro será grande. Muitos estados já confirmaram a participação, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Norte, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Ceará e Amazonas. “Nós passamos por um processo de pandemia, onde demos um foco muito grande ao turismo doméstico por conta da dificuldade da saída dos turistas brasileiros para os destinos internacionais.

Agora, com o avanço da vacinação e diminuição das restrições sanitárias, a gente volta a nossa estratégia para a captação de turistas internacionais e a participação nas principais feiras, como a BTL, é fundamental neste processo. É onde a gente marca nossa posição, é um encontro de negócios, onde está todo o trade turístico do mundo”, justifica o secretário de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca.

PROGRAMAÇÃO DA BTL – A BTL 2023 conta com uma intensa agenda, repleta de apresentações entre os dias 1º e 5 de março. Clique aqui e confira a agenda completa.

Receba nossas newsletters