Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Turismo em Dados

47% dos brasileiros baseiam seu interesse em destinos turísticos a partir das redes sociais, diz MTur

Unsplash Nathana Reboucas e1706030898631 47% dos brasileiros baseiam seu interesse em destinos turísticos a partir das redes sociais, diz MTur

Apenas 22% recorrem a agências de viagens e operadores turísticos (Unsplash/Nathana Rebouças)

De acordo com o levantamento do Ministério do Turismo (MTur), 47% dos 2.209 entrevistados realizam a primeira busca sobre um destino nas redes sociais. Apenas 22% recorrem a agências de viagens e operadores turísticos, e 45% se informam com amigos e familiares.

De acordo com o estudo, ainda, os brasileiros preferem organizar as suas viagens sem tanta antecedência. E para 52% o planejamento da viagem é feito com até 3 meses de antecedência, sendo que 30% começam a pensar nas férias apenas um mês antes da viagem. E na hora de embarcar para o merecido descanso, 70% dos entrevistados afirmam preferir a companhia da família, enquanto 14% preferem viajar a dois, 9% optam por viagens com amigos e 7% gostam mesmo é de viajar sozinhos.

No que diz respeito a frequência de viagem, 69% dos brasileiros afirmam ter o costume de realizar ao menos uma viagem a lazer por ano, enquanto 19% viajam a trabalho pelo menos uma vez. Quando se fala em Turismo as palavras que mais vem à cabeça dos ouvidos na pesquisa são: Viagem/Viajar (25%); Praia/Mar (14%); Passeio/Passear (4%); e Conhecer Lugares/pessoas (4%).

Na hora da aquisição de passagens e hospedagens, 48% realizam a compra de forma online, no entanto, 35% ainda recorrem a pontos de venda físicos para essa contratação. Outro achado do levantamento “Tendências de Turismo” é de que 56% dos ouvidos na pesquisa admitiram preferir comprar passagem e hospedagem de forma avulsa, por conta própria, enquanto 38% preferem adquirir o pacote completo (passagem + hospedagem).

Receba nossas newsletters