Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos / Turismo em Dados

Bares e restaurantes projetam alta de 15% em vendas no Carnaval

Carnaval no Recife (Ana Azevedo/M&E)

A entidade destaca as cidades de Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) (Ana Azevedo/M&E)

Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o setor de bares e restaurantes projeta alta de 15% nas vendas durante o Carnaval na comparação com o mesmo período do ano passado. A entidade destaca as cidades de Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

“O Carnaval representa oportunidade para todos os segmentos. É um dos períodos mais festejados do país. Um patrimônio reconhecido internacionalmente. Dessa forma, os empreendedores que já vêm acompanhando a melhoria do ambiente econômico que temos vivido, crescimento da renda e maior inclusão, poderão aproveitar para gerar mais empregos, que será possível com o aumento da demanda dos serviços”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Mayra Viana, analista de Competividade do Sebrae Nacional e especialista no segmento, vê oportunidades para mercados específicos, considerando o consumo de cerveja no período. Segundo ela, as cervejas artesanais podem ser um diferencial para comemorações com menor concentração de foliões.

“Microcervejarias artesanais, distribuidoras de bebidas, empresas que oferecem chopeiras em casa devem buscar se conectar com seus clientes porque tem muita gente que vai preferir reunir os amigos em casa ou em local privado. Ter processos de delivery e divulgar promoções nas redes sociais são essenciais”, lembra.

Embora as bebidas alcóolicas estejam entre os itens mais consumidos, vale lembrar que água e gelo também são muito procurados. É importante que os empresários que atuam no setor estejam prontos para atender à demanda dos clientes que também buscam se hidratar para enfrentar o calor que marca esse período do ano em praticamente todo o país.

“Aqueles estabelecimentos próximos a escritórios e com mais clientes que trabalham nas redondezas precisam prever que o movimento vai diminuir pela dinâmica do feriado mais longo, mas, no geral, bares e restaurantes são beneficiados e também podem realizar eventos privados com tarde de samba, com rodízio de petiscos, por exemplo”, comenta.

No caso de food trucks, ela recomenda que os empreendedores façam adaptações no atendimento, oferecendo mesinhas e cadeiras para os foliões. Também é uma boa ideia disponibilizar embalagens mais apropriadas para quem quer comer enquanto aproveita os festejos.

“Com uma renda disponível mais robusta, as pessoas demonstram uma propensão maior para viajar e gastar durante o Carnaval. Essa é uma tendência que se reflete em todo o turismo e que vem trazendo projeções otimistas para o ano”, destacou o Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.

Receba nossas newsletters