Câmbio:

Idiomas:

Brasil deve receber 10 milhões de visitantes internacionais até o fim do ano, afirma MTur

1001096861 Brasil deve receber 10 milhões de visitantes internacionais até o fim do ano, afirma MTur
Fortalecimento do turismo e da hotelaria do país foi destaque na abertura da 62ª Equipotel e do 67º Conotel (Divulgação/MTur)

Nesta terça-feira (16), durante abertura da 62ª Equipotel e do 67º Conotel, que acontecem simultaneamente em São Paulo até sexta-feira (19), o Ministro do Turismo, Celso Sabino, declarou que o setor vive o melhor momento de sua história. De acordo com ele, a projeção é que o Brasil receba, até o fim de 2025, mais de 10 milhões de estrangeiros.

Além de dados positivos reunidos por técnicos do Ministério, o representante da pasta também declarou que entre 16 e 17 de setembro, os registros superariam os 6,75 milhões de visitantes, recorde do ano passado. Além disso, foi feita, durante o encontro, a assinatura da portaria que institui a ficha nacional do registro de hóspedes em modo digital.

As solenidades reuniram autoridades públicas, representantes de associações de segmentos ligados à hospitalidade e profissionais da área. Carlos Henrique Menezes Sobral, secretário nacional de infraestrutura, crédito e investimento no turismo acrescentou que “o turismo brasileiro está batendo todos os recordes, exemplos são as áreas de cruzeiro marítimo e turistas estrangeiros no ano passado. O Brasil é quarto país em recebimento de voos internacionais”.

Já o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, aproveitou para destacar a importância da hotelaria e dos eventos que têm potencializado o mercado: “O setor tem dado um espetáculo em tratar bem os turistas para que possam retornar. A área tem um potencial gigantesco”. Um dos exemplos foi o “The Town, que atraiu meio milhão de pessoas”, mencionou.

Importância da Equipotel

Roberto Lucena, Secretário de turismo e viagens do estado de São Paulo, que representou o Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, destacou a importância da Equipotel para a movimentação do ecossistema turístico. “A última edição surpreendeu, finalizou seu balanço com números impressionantes. Neste ano, me deslocando pela feira, fiquei surpreso em ver como está ainda melhor que o ano passado”.

Quem também ressaltou o valor da feira, foi Manoel Cardoso Linhares, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih Nacional), organizadora do Conotel, que encerra o ciclo na entidade no final de 2025, após oito anos de gestão: “Estamos presenciando o evento fazer história, com 30% das marcas expositoras sendo estreantese 15 mil produtos e soluções em exposição, um crescimento de 18%, o que reflete a confiança do mercado e a consolidação como plataforma estratégica de negócios e relacionamento. Pela primeira vez, vamos realizar a reunião do conselho nacional do turismo na Equipotel”.

A união do setor pautou o discurso de Marcelo Picka Van Roey, presidente do conselho da Resorts Brasil: “Vemos o desenvolvimento da hotelaria por meio dessa reunião (entidades, marcas e profissionais). É quando mostramos a força do setor”.

Quem também reforçou o propósito foi Orlando de Souza, presidente-executivo do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB): “A Equipotel é uma grande parceria da hotelaria nacional e o evento está cada vez maior”.

Marcelo Picka Van Roey, presidente do conselho da Resorts Brasil, Larissa Calabrese, presidente da Associação Brasileira de Motéis (AB Motéis), Sérgio Gaspar, vice-presidente da Abih Nacional e Milton Vasconcelos, presidente do Conotel Brasil também compuseram a solenidade de aberturaAs perspectivas positivas para o setor de turismo e hospitalidade têm refletido na 62ª edição da Equipotel, reconhecida internacionalmente como um dos principais encontros do setor por dar visibilidade a lançamentos que devem impulsionar os serviços de atendimento nos próximos anos. O evento reúne mais de 450 marcas expositoras nacionais e internacionais e 15 espaços de conteúdo com 220 horas simultâneas de palestras de atualização e capacitação profissional.

“A hotelaria tem se mostrado resiliente aos desafios e aberta às oportunidades futuras. A feira é um espaço de conexões que amplia a oportunidade de negócios e networking”, disse Mayra Nardy, diretora de portfólio da RX, organizadora do evento.

A feira, que é referência na América Latina na área de hospitalidade, acontece até sexta-feira (19), e o credenciamento é gratuito. Basta acessar aqui.

Tópicos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *