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Política / Tecnologia / Turismo em Dados

Embratur lança painéis inéditos de dados sobre o mercado internacional no Brasil

Marcelo Freixo Eric Ribeiro 1 Embratur lança painéis inéditos de dados sobre o mercado internacional no Brasil

Marcelo Freixo, presidente da Embratur (Eric Ribeiro/M&E)

A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) acaba de lançar três novos painéis de dados gratuitos que fornecem aos profissionais do Turismo um panorama geral sobre o turismo internacional no Brasil. O Painel da Malha Aérea Internacional, o Painel de Chegadas e o Painel de Receitas ganharam um novo formato e têm como objetivo dar maior visualização para ajudar o turismo a se pautar e assim trazer mais turistas estrangeiros ao Brasil.

A equipe de Informação e Inteligência de Dados, formada por 7 colaboradores, trabalhou na novidade durante os últimos meses e o anúncio foi feito nesta manhã. A gestão, liderada por Marcelo Freixo, presidente da Embratur, é marcada por um uso mais inteligente dos dados. Os painéis podem ser encontrados no site dados.embratur.com.br e estão disponíveis até mesmo para download. Os dados condensados são provenientes da Anac, Polícia Federal e Banco Central.

“É um resultado de muito trabalho na Embratur. Sabíamos que a equipe técnica era fundamental. Então pensar e projetar o trabalho de big data, de inteligência de dados, é muito importante na nossa relação com setor público e privado”

“É um resultado de muito trabalho na Embratur. Sabíamos que a equipe técnica era fundamental. Então pensar e projetar o trabalho de big data, de inteligência de dados, é muito importante na nossa relação com setor público e privado. E quando qualificamos os dados e a informação, auxiliamos os secretários de Turismo, de Cultura, prefeituras, governos e todo o trade do universo do Turismo. É um portal que ficará disponível 24 horas por dia”, disse Marcelo Freixo.

Segundo ele, o portal aborda todo o fluxo de estrangeiros, o número de voos, o número de assentos, que têm como fonte a Anac e o Banco Central, e que será atualizado permanentemente. “E estamos lançando estes portais, com todo o diagnóstico e planejamento, em meio a números muito positivos, com crescimento de 85% no fluxo de turistas em relação ao ano passado, se aproximando dos números pré-pandemia”, disse o presidente da Embratur. “Vamos trabalhar junto para fazer com que iniciativa privada e pública possam ter mais elementos de qualidade para seu planejamento e ações”, completou.

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Celso Sabino, ministro do Turismo (Ana Azevedo/M&E)

O ministro do Turismo, Celso Sabino, também participou da live de lançamento e parabenizou a toda a equipe da Embratur que tem se esforçado para mudar e melhorar a promoção do Brasil. “Estamos passando um sentimento de unidade, um pertencimento muito maior para o povo brasileiro e comunidade internacional. Este lançamento marca um momento de nova realidade que influencia diretamente as nossas políticas públicas”, destacou o executivo.

“A Embratur e seus técnicos estão de parabéns nesta reconstrução da imagem nacional, não só para o governo federal, mas para contribuir com as prefeituras para que possam organizar as suas políticas públicas e ter ações mais eficientes para impulsionar o Turismo local”

Celso Sabino lembou que este portal é fundamental para a tomada de decisões gerenciais, para apoio a eventos, para participação de políticas públicas e nortear as ações das políticas públicas na área do Turismo. “A Embratur e seus técnicos estão de parabéns nesta reconstrução da imagem nacional, não só para o governo federal, mas para contribuir com as prefeituras para que possam organizar as suas políticas públicas e ter ações mais eficientes para impulsionar o Turismo local”, completou.

Painéis prontos e devidamente anunciados

Mariana Aldrigui. Éric Ribeiro Embratur lança painéis inéditos de dados sobre o mercado internacional no Brasil

Mariana Aldrigui, da equipe de Inteligência de dados da Embratur, comentou a novidade (Foto: Éric Ribeiro/M&E)

Agora que os três painéis estão prontos e devidamente anunciados, a ideia é trabalhar para trazer outros painéis e outros detalhes destes turistas – produzindo ainda mais dados. Os novos painéis estão disponíveis em formato de gráficos, com números e bases abertas, em uma comparação ano a ano em um dashboard. Os filtros podem ser utilizados de inúmeras maneiras, fazendo com que se possa ter uma melhor leitura destes dados.

“Não são dados novos, o diferente é que demos aos dados um novo formato de painel, que a qualquer momento as pessoas podem acessar e utilizar filtros para ter uma melhor visualização. A grande mudança é que até 2020/21 esses dados eram divulgados uma vez por ano via relatório da Embratur. A partir de agora, os dados ficam disponíveis constantemente e são atualizados mais frequentemente”, explica Mariana Aldrigui, gerente de Pesquisas e Inteligência de Dados na Embratur.

“A grande mudança é que até 2020/21 esses dados eram divulgados uma vez por ano via relatório da Embratur. A partir de agora, os dados ficam disponíveis constantemente e são atualizados mais frequentemente”

De acordo com a gerente, o painel de chegada de turistas será atualizado mensalmente, com um delay de até 20 dias – com dados referentes ao mês anterior. Os dados que vem da PF, passam por um tratamento estatístico pelo Ministério de Turismo e só depois seguem para a divulgação pela Embratur. Já os dados da Anac, que apresentam receitas e desembarques, são sempre dados olhando para o passado e também futuro, com a conectividade atual e malha futura.

Para que servem os painéis?

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O Painel de Chegadas Internacionais mostra o comparativo de 2022 com 2023, ano que já é recorde segundo dados (Reprodução)

Os dados possibilitam a criação de perfis de consumo (personas), relacionadas aos principais destinos brasileiros, bem como concorrentes internacionais. Atende ainda uma grande demanda do mercado e dos destinos que recebem os turistas internacionais, oferecendo relatórios de tendências e antecipação de interesse por destinos e serviços brasileiros.

Para a criação desta nova plataforma, a gestão contou com uma equipe técnica qualificada, investimento em acordos com fontes de dados para todos e em ferramentas com padrão internacional. Segundo Aldrigui, são investidos mais de R$1,2 milhões por ano com estas ferramentas e ano que vem este valor deve aumentar para garantir o acesso qualificado e disponibilizar este conteúdo para o público gratuitamente

O que os dados nos mostram?

O painel de chegadas ainda aponta o ranking de principais paises emissores de turistas e a forma de entrada deles no Brasil Embratur lança painéis inéditos de dados sobre o mercado internacional no Brasil

Mais de 4 milhões de turistas internacionais passaram pelo Brasil entre janeiro e julho de 2023 (Divulgação)

Os dados atualizados apontam uma retomada do mercado internacional no País. Já é um ano recorde para o Brasil. Mais de 4 milhões de turistas internacionais passaram pelo Brasil entre janeiro e agosto de 2023, ultrapassando o ano de 2022 inteiro. A Embratur já trabalha com uma meta e expectativa de receber 6,7 milhões no final deste ano. Até 2027, o destino deve receber 8,3 milhões de turistas internacionais.

Já o Painel de Receita Cambial Turística aponta que o ano de 2022 ainda permanece um pouco acima, com US$ 4,9 milhões de receita turística gerada, comparado a US$ 3,7 milhões em 2023. Contudo, o Brasil deve fechar o ano com crescimento de 8,58% em relação ao último ano. Por fim, o painel da Malha Aérea – baseado nos dados da Anac, ajuda a entender o quanto o Brasil e os estados estão conectados e onde há gargalos e oportunidades.

De acordo com Fábio Montanheiro, Coordenador de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, o painel reúne “uma quantidade de filtros muito grande porque conseguimos estabelecer qualquer tipo de conexão que você queira. Podemos pegar dados baseados no passado e futuro, filtrando por companhias específicas, ou por destinos. Você tem a disposição voos previstos no mês, assentos previstos, consegue ter noção da oferta futura…Ou seja, na alta temporada, esses dados podem dar previsão de como as companhias estão se planejando e quando será mais vantajoso comprar passagem”, finalizou.

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