
SÃO PAULO — A próxima edição do Radar Resorts Brasil, prevista para ser lançada entre julho e agosto, estará mais completa, com uma densidade maior de dados e apresentando uma nova lógica em sua estrutura.
“Ele será publicado quando fecharmos o primeiro semestre. A Resorts acredita muito que os dados são um vetor de transformação do setor. As pessoas precisam, cada vez mais, tomar decisões baseadas em dados, não apenas olhando para o passado, mas também para o futuro, com tendências. Portanto, queremos trazer informações que ajudem os associados a olharem mais para frente e para fora, considerando outros mercados, setores e países”, disse Ana em entrevista ao M&E.
Além disso, a Resorts Brasil promoverá um movimento para tornar os associados mais confortáveis quanto ao compartilhamento de dados. “Estamos cuidando com rigor de como esses dados serão coletados, processados e reportados, garantindo sempre que sejam bem tratados. Afinal, no fim do dia, precisamos do engajamento deles — não adianta realizar uma pesquisa se apenas uma pequena parte participa. Quanto maior o engajamento, melhores e mais representativos serão os dados que poderemos reportar”, complementa.
Diante disso, a associação vai implementar mudanças para aumentar esse engajamento, fazendo com que os associados entendam que precisam e devem usar essas informações como base para a tomada de decisões.
“Muitas vezes, as decisões são tomadas sem embasamento, sem parâmetros de comparação. Se elas fossem baseadas em dados, certamente seriam melhores”, analisa.
Ana aponta ainda que, em paralelo, a Resorts Brasil promoverá, a partir desta quinta-feira (29), o Programa de Excelência em Gestão Hoteleira, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, de forma online, para capacitar os associados a lidar cada vez melhor com dados.
A primeira etapa da iniciativa ocorreu em janeiro, com foco em operações, e agora será voltada para a área comercial. “Vamos seguir com esse trabalho de formação, para que eles desenvolvam uma visão crítica e se preparem para usar dados, além de preparar suas equipes para fazerem o mesmo. Quanto aos parceiros e ao local de armazenamento dos dados, deixo essa informação para o anúncio oficial”, finaliza.