O turismo no Ceará cresceu 14,1% no último trimestre de 2024, o que representa uma taxa maior que a apresentada pelos demais estados nordestinos, como Bahia (11,8%) e Pernambuco (8,3%), de acordo com dados do Enfoque Econômico nº 290 – Análise Histórica do Desempenho do Índice de Atividade Turística (Iatur) do Ceará.
Já no primeiro trimestre de 2023, o turismo do Ceará registrou um crescimento de 15,2%, tendo nos trimestres subsequentes apresentado uma sequência negativa.
No primeiro e segundo trimestres de 2024 a Bahia liderou o crescimento no Nordeste, com taxas de crescimento de 6,4% e 12,8%, respectivamente. Mas, a partir do terceiro trimestre de 2024, o Ceará registrou um desempenho similar ao Estado da Bahia – crescimento de 3,3% e 3,4%, respectivamente.
A Iatur é um indicador construído a partir da Pesquisa Mensal dos Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que analisa o desempenho setorial além de estabelecer tendências das atividades no médio e no longo prazo. A Pesquisa Mensal dos Serviços é mensurada com base nos serviços empresariais não-financeiros mediante o uso da receita bruta de serviços de empresas formalmente constituídas.
São indicadores conjunturais e ferramentas essenciais para o acompanhamento da evolução da atividade econômica e, portanto, servindo de subsídios para a tomada de decisão do setor privado, do setor governamental bem como implementação de políticas públicas setoriais.
O Índice de Atividades Turísticas é um indicador composto pelos segmentos que são característicos da indústria do turismo a partir do segmento serviços prestados às famílias, transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio e dos serviços profissionais, administrativos e complementares.