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Viagens corporativas devem crescer em 2026 aponta American Express

Aeroporto Internacional de Florianopolis Ricardo Wolffenbuttel Viagens corporativas devem crescer em 2026 aponta American Express
Empresas mantêm aposta em viagens presenciais, apesar da digitalização, diz Amex (Divulgação/Ricardo Wolffenbuttel)

As viagens corporativas devem manter-se estáveis ou crescer ao longo de 2026, segundo o relatório Amex Trendex: Corporate Travel Edition, divulgado nesta quarta-feira (23) pela American Express. O levantamento ouviu mil viajantes de negócios e 500 gestores responsáveis por decisões de viagem.

Mais de 95% dos entrevistados acreditam que o ritmo atual será mantido ou ampliado nos próximos 12 meses. A principal razão apontada é a busca por oportunidades de crescimento comercial, especialmente por meio da manutenção de relações com clientes (64%) e da conquista de novos contratos (59%).

Apesar da expansão de alternativas virtuais, como reuniões por videoconferência, 9 em cada 10 líderes empresariais – entre tomadores de decisão (92%) e viajantes (88%) – consideram que encontros presenciais continuam fazendo sentido no atual contexto corporativo.

A mensuração do retorno sobre o investimento em viagens também reforça esse movimento. Para 93% das empresas, reuniões presenciais estão diretamente ligadas ao crescimento do negócio. Entre os viajantes, 87% avaliam que as interações físicas geram vínculos mais eficazes com clientes do que os encontros digitais.

A avaliação desse impacto é feita por meio do monitoramento de indicadores como aumento nas vendas (66%) e feedbacks de clientes (60%). O controle de custos, porém, tem ganhado peso: 90% das empresas destacaram a importância de gerenciar com mais precisão os gastos com viagens. O foco na otimização de orçamentos deve crescer em 60% das empresas até o fim de 2026.

Outro dado relevante do relatório é o uso estratégico das viagens para atração e retenção de talentos. O tema aparece como prioridade para 80% das companhias ouvidas.

Ao considerar as diferentes faixas etárias, 84% dos entrevistados veem as viagens de negócios como um benefício. O índice sobe para 88% entre a Geração Z e os Millennials, mas cai para 78% entre os Baby Boomers e a Geração X.

A experiência em si é bem avaliada pelos mais jovens: 80% dos profissionais da Geração Z e Millennials deram notas entre quatro e cinco estrelas, frente a 64% das gerações anteriores. No entanto, o entusiasmo convive com desafios: essas mesmas faixas etárias relatam maiores dificuldades para manter a produtividade (46% contra 33%) e preservar o bem-estar (50% contra 40%) durante os deslocamentos profissionais.

O Amex Trendex: Corporate Travel Edition reforça que, mesmo em um cenário de transformações tecnológicas e pressão por redução de custos, as viagens corporativas seguem como peça estratégica nas engrenagens das empresas. A prioridade, agora, é combiná-las com eficiência financeira e gestão de bem-estar dos colaboradores.

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