
A Azul Linhas Aéreas anunciou o retorno de João Gabriel Ribeiro como novo gerente sênior de E-commerce, Performance e CRM. O publicitário, que já atuou na companhia entre 2018 e 2021, reassume com o desafio de integrar e potencializar as estratégias de relacionamento com os clientes, com foco em personalização, aumento de receita e geração de valor.
Durante sua passagem anterior pela Azul, João liderou iniciativas de CRM e marketing voltadas ao programa de fidelidade, além de desenvolver a estratégia de relacionamento da Azul Viagens. No período da pandemia, foi responsável por estruturar toda a área de CRM da empresa, ampliando seu alcance para diferentes frentes de negócio, desde o planejamento de malha aérea até o canal de fidelidade.
Agora, ele retorna em um contexto mais robusto, em que a companhia aérea consolidou avanços em tecnologia, integração de canais e cultura de dados. A área sob sua liderança está vinculada ao vice-presidente de Negócios e Comercial, Daniel Bicudo, junto com unidades como Comercial, Azul Viagens, Azul Fidelidade, Receitas Auxiliares, Canais Digitais e Azul Cargo.
“A Azul evoluiu muito nos últimos anos em tecnologia, estrutura e cultura de dados. Volto em um momento em que temos ferramentas mais robustas, canais integrados e uma oportunidade clara de tornar o relacionamento com o Cliente ainda mais relevante, personalizado e rentável”, afirmou João Gabriel. “É uma alegria voltar para casa e reencontrar um time que tem paixão por servir e inovação no DNA.”
Com mais de uma década de experiência no setor, João traz no currículo passagens por empresas como Magalu, Santander, Multiplus, Renner e General Motors — nesta última, liderou o CRM e o programa de fidelidade da Chevrolet na América do Sul. É formado em Publicidade pela Anhembi Morumbi, com especializações em Controladoria de Marketing pela FIA e Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral.
Além de sua vivência executiva, o novo gerente sênior acredita que o setor aéreo oferece vantagens únicas para o trabalho com dados. “Temos um Cliente que planeja, sonha e se envolve emocionalmente com a próxima viagem. Isso abre espaço para construir jornadas mais inteligentes, que aumentem o valor para ele e, ao mesmo tempo, para o negócio”, concluiu.