
O presidente do Sindetur-RJ e do Visit Rio, além de vice-presidente da Abav-RJ, Luiz Strauss, tomou posse ontem (11) como Cônsul Honorário do Equador no Rio de Janeiro. A cerimônia, realizada no Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, reuniu cerca de 200 convidados, entre autoridades diplomáticas, representantes do trade turístico e lideranças do setor público e privado.
A nomeação oficial de Strauss pelo governo equatoriano abrange os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. A função tem como objetivo fortalecer o intercâmbio cultural, econômico e turístico entre Brasil e Equador, ampliando a cooperação bilateral.
O embaixador do Equador no Brasil, Carlos Alberto Velástegui, destacou a relevância da designação. “É uma satisfação e uma honra voltar a essa cidade maravilhosa para apresentar o Luiz Strauss, designado pelo governo para representar nossos interesses junto aos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Vemos o Brasil como um centro estratégico de encontro e de abertura ao mundo, e queremos fomentar o dinamismo econômico e cultural entre os países, mantendo um espaço de diálogo, cooperação e intercâmbio de turistas”, afirmou.
Também presente, o secretário estadual de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, relacionou o momento à recuperação do setor. “Estamos vivendo um momento muito especial no Estado, com uma recuperação econômica e um aumento no número de turistas estrangeiros que visitam o Rio de Janeiro. Até agosto, já ultrapassamos 1,4 milhão de turistas internacionais e esperamos ultrapassar a marca de 2 milhões neste ano. Isso é resultado do trabalho conjunto entre as iniciativas pública e privada. Estamos de portas abertas para que possamos avançar no intercâmbio cultural e econômico”, declarou.
Em seu discurso, Strauss ressaltou o papel de articulador no novo cargo. “Recebo essa missão com responsabilidade para fortalecer laços entre o Brasil e o Equador. Tenho profundo respeito pelo povo equatoriano, sua cultura, tradições e riquezas naturais. Ao assumir esse cargo, me comprometo a ser um articulador ativo, a destacar os setores de turismo e serviços, iniciativas que incentivem o intercâmbio e ser uma ponte com as autoridades locais, o que trará benefício para todos”, disse.
A solenidade também contou com a abertura da mostra pictórica Horizontes Encantados – entre o real e o mágico, do artista equatoriano José Bastidas, que será exibida no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A exposição reforça o papel da cultura como elo de aproximação entre os dois países, alinhando diplomacia, turismo e negócios.